4 - CROFT MANOR
4.1 - PROTECTED BY THE DEAD
TESOURO 01: Em um vaso ao lado de Lara logo que começa a fase.
TESOURO 02: No vaso ao lado do pilar de madeira em frente a Lara.
Suba pelo pilar de madeira e siga pela plataforma em cima. Quando entrar na outra sala, siga para a direita, pulando e escalando na estrutura de ferro, até alcançar um lugarzinho que tem um item de energia.
TESOURO 03: Da entrada da sala, escale a estrutura de ferro da esquerda até a plataforma com o tesouro.
TESOURO 04: Use a barra de ferro que está logo depois do tesouro 3 para chegar ao tesouro.
TESOURO 05: Em um vaso no chão abaixo da parte com o item de energia.
Saindo da parte do item de energia, use as barras de ferro em sequência para prosseguir. Observe as janelas de vidro daqui, depois depois siga descendo as escadas.
TESOURO 06: No vaso na curva das escadas.
TESOURO 07: Antes de descer as escadas existe uma barra sozinha na parede. Suba nela para alcançar o tesouro.
Logo que sair das escadas na parte de baixo, vire-se para a esquerda e entre pelo corredor. Pegue a pedra quadrada que está no caminho, e no final do corredor pise sobre o botão para abrir o portão, e daí mesmo arremesse a pedra quadrada para a parte principal.
Volte pelo corredor, e quando sair dele siga em frente até entrar em outro. Pegue uma outra pedra lá dentro e arremesse-a no portão do final, igual fez do outro lado, mas agora também passe você pelo portão, para ir para a parte onde as pedras quadradas estão.
Coloque os dois quadrados sobre o botão no chão.
TESOURO 08: Volte para a parte onde pegou o tesouro 7, arranque a barra da parede e traga-a até essa sala. Tem um buraco na parede mais afastada onde você pode encaixar a barra e subir nela, para alcançar o tesouro.
RELÍQUA 03: Encontre mais dois blocos quadrados de pedra nessa área, e empilhe-os sobre o botão onde você tinha ficado de pé para arremessar o primeiro bloco. Agora volte um pouco pelo túnel e a gradezinha pequena na parede lateral estará aberta, com a relíquia dentro.
Volte para a parte que tem uma estrutura arredondada (uma coluna bem larga) com alavancas em sua volta. Cada vez que você mexe uma alavanca, um dos painéis de cima rotaciona, mudando a sombra que é jogada nas janelas de vidro. Você precisa deixar todos os painéis rotacionados de maneira que a luz projetada nas janelas seja o exato contorno dos dois anjos, um em cada lado. Assim, as duas travas da porta do centro abaixo deles vão ser abertas.
Agora, você deve rotacionar a alavanca giratória do chão que está logo abaixo da porta, para abri-la. Mas depois de alguns segundos a porta se fecha automaticamente. Então assim que abri-la, corra subindo as escadas por onde você veio, e logo que chegar em cima, pule sobre a ponta quebrada de coluna no caminho para a porta, pule e use o gancho no teto para se pendurar e jogue-se para dentro da porta antes dela fechar.
TESOURO 09: Logo que subir o primeiro lance de escadas, ainda não siga em frente. Pegue o tesouro no vaso que está ao lado do item de energia.
TESOURO 10: Ainda não suba o segundo lance de escadas. Siga para a parte adiante do tesouro 09, o tesouro está no fim do pequeno caminho.
Agora suba as escadas até o final. Para matar os monstros, depois que eles estiverem caídos você precisa ainda finalizá-los aproximando-se e esmagando-os.
TESOURO 11: Arraste o pilar móvel até perto da jaula, à direita dela (a sua direita, quando você está no centro da sala e olhando para a jaula). Suba no pilar e então no próximo, até alcançar o tesouro.
Arraste o pilar móvel até a esquerda da jaula (sua esquerda, quando você está no centro da sala e de frente para a jaula). Agora suba no pilar móvel, depois pule sobre o próximo pilar à esquerda da jaula, passe para o outro pilar na sequência (que tem duas pontezinhas de ferro presas dos lados) e finalmente para o terceiro, do qual você pode alcançar a plataforma para continuar.
TESOURO 12: Está visível, ao lado do pilar que tem as duas pontezinhas de ferro presas.
TESOURO 13: Seguindo o corredor depois da plataforma, tem um vaso no caminho, com o tesouro dentro.
No final do corredor, use a alavanca para abrir a porta. Agora você passará novamente pela parte do início do jogo (Prologue), faça exatamente como antes até encontrar seus amigos na porta.
Escale a lateral direita da lareira. Lá em cima vire para a direita, pule sobre a barra de ferro e dela suba na parede fina de vidro, para passar para o outro lado, nos computadores.
5 - SOUTHERN MEXICO
5.1 - THE UNNAMED DAY
TESOURO 01: Está em um vaso dentro do pequeno túnel que você passa.
No final do túnel, você deve ficar no centro para conseguir usar a rampinha e pular sobre o buraco.
TESOURO 02: Em um vaso logo depois do buraco.
TESOURO 03: Está nas escadas da entrada do templo.
Na frente do templo, suba sobre a coluna menor, pule para a segunda coluna, e dela para a parede do templo. Siga pendurado pela parede do templo para a esquerda até ficar sobre uma reentrância. Caia e entre nessa parte.
Prenda seu gancho na argola de dentro da reentrância, então se pendure do lado de fora. Tome impulso para poder pular para a direita e entrar pela abertura antes que ela se feche.
TESOURO 04: no vaso que você encontra no chão dentro dessa parte.
Pegue o item no altar em frente (cabeça de jaguar) depois siga para a direita até dar de cara com a parede. Então pule nas paredes laterais até subir e achar uma abertura na parede para voltar à frente do templo, do lado de fora.
Pegue novamente a moto e siga para a direita do templo, contornando-o, por um caminho tortuoso entre muros de pedra e depois descendo sob um arco de pedra.
TESOURO 05: Em um vaso encostado nos muros dessa parte, escondido por plantas. Procure a pé, é mais fácil.
TESOURO 06: Em outro vaso também escondido encostado nesses muros.
TESOURO 07: No par de vasos que está perto da saída dessa parte, logo antes da escada que desce para o túnel subterrâneo.
Depois dos túneis e de subir as escadas, na bifurcação vá para a direita para chegar em outro tempo.
Existem dois itens de energia fora do templo, um perto de vasos na esquerda e outro praticamente em frente à entrada.
TESOURO 08: Nos vasos perto do primeiro item de energia.
TESOURO 09: Nos vasos perto do segundo item de energia.
Para terminar a fase é só entrar no templo.
5.2 - XIBALBAPosicione-se bem próximo da parte central dos três grandes discos no chão, para conseguir interagir com o pequeno pedestal e colocar, sobre ele, a cabeça de jaguar que você coletou no templo anterior.
Com a cabeça de jaguar colocada, agarre a barra lateral do pedestal e gire-o no sentido horário até que a marcação do círculo intermediário (o médio) esteja alinhada apontando para o pátio lá embaixo (você vai ouvir o som do círculo encaixando).
Agora vá até o pedestal que tem uma caveira em cima (no círculo maior) e empurre-o para girar o círculo maior no sentido anti-horário um pouco, mais ou menos 1/8 do círculo, até que o círculo pequeno do centro se levante.
Volte a girar o pedestal do centro no sentido anti-horário para que o pequeno círculo fique alinhado com o círculo médio.
Finalmente empurre o pedestal da caveira de volta no sentido horário, para alinhar o círculo externo com os outros dois. Uma cena vai mostrar as pedras lá em baixo mudando de posição.
Agora volte para trás para sair por baixo da porta semi-aberta e voltar para sua moto.
De costas para o templo, vá com a moto em frente e para a direita, pegando outro caminho, diferente do que usou antes para chegar nessa parte. Nesse caminho, para evitar os primeiros espinhos, use a rampa, e para evitar os segundos, passe pela passagenzinha mais alta pela esquerda deles. Finalmente você chega em uma parte com três caminhos: esquerda, meio e direita.
O caminho da esquerda passa por uma caverna redonda.
O caminho do meio segue pelo mato.
E o caminho da direita passa por um arco pontiagudo.
TESOURO 10: No vaso perto do pequeno túnel.
Vá para o caminho da esquerda, até o limite onde há uma paredinha, e saia da moto para continuar a pé pelo túnel.
TESOURO 11: No vaso que está na trilhazinha da esquerda, mais alta, que acompanha o caminho principal dessa parte que você passou.
TESOURO 12: A mesma trilhazinha alta à esquerda do caminho principal termina com uma curva brusca para descer à direita. Nessa curva, o tesouro está escondido no vaso nas plantas entre a parede e a árvore.
Na próxima área, onde os inimigos e as panteras estão brigando, termine de eliminar os sobreviventes.
TESOURO 13: No vaso na parte esquerda dessa área, encostado na parede de baixo do mezanino onde normalmente está um inimigo.
TESOURO 14: Em cima desse mezanino, na direita, no vaso perto do canto.
Na parte antes de subir as escadas e chegar no próximo templo, à direita, tem uma vara solta no chão. Pegue-a e suba as escadas, encaixando a vara na segunda coluna à esquerda da entrada (a coluna alta).
TESOURO 15: Em um vaso perto dessa coluna mais alta.
TESOURO 16: Perto do tesouro 15, sobre uma coluna. Você deve usar a vara nessa coluna para conseguir subir.
Subindo a coluna alta, contorne-a, pule para a coluna mais próxima do templo e depois para a parede do templo. Siga escalando para a direita até não poder mais. Então pule para trás sobre uma pontezinha entre duas colunas, e dessa pontezinha pule para outra coluna mais distante do templo, que tem uma pontezinha quebrada. Dessa pontezinha quebrada passe para outra (de uma coluna que tem uma pontezinha de cada lado), e de lá, pule para uma pontezinha que sai da parede do templo, para poder pular para o lado de dentro.
TESOURO 17: No vaso logo que você entra nessa parte.
Suba na barra, depois pule para a barra de cima dessa, e então para a barra larga em frente. Fique de pé nela e pule para alcançar a parte de cima e prosseguir.
TESOURO 18: Está sobre a coluna com as duas barras de ferro que você acabou de passar. Pule da parte de cima para o topo da coluna.
Seguindo a parte de cima, use o gancho no ponto da beirada para escalar para baixo.
TESOURO 19: Depois de descer com a corda, está em um vaso escondido próximo a você, em um buraco na parede.
Quando chegar no chão, siga em direção oposta à parede que você desceu, passando debaixo de uma passagem larga. Suba no grande bloco de pedra logo na sua frente e depois pule de volta para trás, em direção à parte de onde você veio, para subir no segundo andar. Agora você deve estar na mesma altura que estava antes de usar o gancho para descer, só que do outro lado do cenário.
Olhando para a parte de onde veio, fique bem na esquerda. Atire então o gancho para agarrar a mesma argola de antes, e ficar com a corda esticada sobre o cenário. Ande agora para a direita, e estiue a corda para que ela empurre uma pedra que está equilibrada sobre uma coluna, e a faça cair sobre um painel no chão, quebrando-o e abrindo uma passagem.
TESOURO 20: Está em um vaso na parte em que você sobe antes de usar o gancho para derrubar a pedra.
Vá para o fundo dessa nova parte, descendo com cuidado pelas beiradas e pelo pilar fino que vem lá de baixo. Quando chegar ao chão, escale o outro pilar, um pouco menor, para poder pular para o altar e coletar a caveira que está sobre ele.
TESOURO 21: Escalando o menor pilar de todos dessa parte, você pode alcançar uma beirada que o leva até o tesouro.
Depois, suba novamente no pilar médio, mas agora salte para agarrar a parede em forma de coluna quadrada, à direita do altar. Escale essa parte e depois siga para a esquerda, passando por cima do altar. Continue escalando as paredes contornando a sala toda, até pular e agarrar em um pilar fino que vem de cima, depois dele para a última parede e finalmente conseguir subir de volta para a parte de antes, saindo do buraco.
Contorne o buraco e quando avistar duas pequenas colunas bloqueando uma passagem, passe agachado por cima de uma delas para poder sair desse templo e voltar para sua moto.
Volte o caminho da moto até a parte que tinha uma bifurcação com 3 caminhos. Se antes você tinha pego o caminho da esquerda, agora precisa pegar o caminho do meio (o que segue pelo mato). Ou seja, de onde você vem agora, vire-se totalmente para a esquerda, acompanhando a parede.
Você deve chegar em mais um templo, com panteras e inimigos atacando logo na entrada. Depois de se livrar deles, encontre o grande bloco de pedra na parte da esquerda. Empurre o bloco em direção à quina do templo, e depois um pouquinho para a esquerda, até que ele fique sob um buraco na parede.
Pegue a barra de ferro no chão, suba no bloco e encaixe a barra no burado da parede. Agora de volta ao chão, empurre o bloco para tirá-lo do caminho, suba nele e pendure-se na barra para fazê-la descer totalmente e abrir uma porta bem próxima. Entre rapidamente pela porta antes dela fechar.
TESOURO 22: No vaso pertinho da porta que você abre.
Na parte de dentro, mais um conjunto de círculos como o anterior. Ative o buraco no chão, no círculo maior, para colocar aí a caveira e fazer surgir um pedestal similar ao de antes.
O quebra-cabeça é o mesmo: alinhar os três discos. Central no sentido anti-horário, externo no sentido anti-horário, central no sentido horário, externo no sentido horário. Quando estiverem os três círculos alinhados, vai ser aberta a grande escadaria no pátio lá embaixo.
TESOURO 23: Em um vaso nessa parte dos círculos.
Vire-se de costas para o pátio de baixo, siga reto e para a esquerda para achar a saída do templo e voltar de novo para a moto. Agora finalmente é hora de você seguir o último caminho daquela parte com três escolhas: o caminho da direita. Você precisa ser rápido, assim vai poder entrar pela porta que tem a parte de cima em triângulo, descer as escadas embaixo da estátua e passar para o outro lado, chegando no pátio antes de o caminho se fechar. Se você não chegar a tempo, a parte debaixo da estátua estará fechada, e o primeiro quebra-cabeça dos círculos vai reiniciar. Você precisará alinhá-los novamente para conseguir abrir o caminho.
TESOURO 24: Nas escadas desse último caminho, o da direita, que leva ao pátio.
TESOUROS 25, 26, 27 e 28: Estãso em quatro vasos espalhados pela parte externa em volta do grande pátio.
5.3 - THE MIDGARD SERPENT
Pegue a moto e siga em frente, descendo e indo pelo corredor. Pare depois de duas rampas, antes de um buraco.
TESOURO 29: No vaso perto de uma lança com uma caveira, antes da primeira rampa.
Perto do buraco, suba na primeira barra da parede, depois pule na coluna do lado e imediatamente de volta para alcançar a segunda barra. Pule em direção à coluna do lado do buraco, fazendo-a descer e ativando uma nova rampa.
Pegue a moto e pule do buraco (tome impulso ou use a arrancada freio acelerador). Vá até a próxima área.
TESOURO 30: No vaso ao lado da entrada da sala, perto de um item de energia.
TESOURO 31: Escale a parte do lado da entrada, até chegar a um espacinho sobre a porta, com o tesouro.
Tem um cetro caído em frente a uma das estátuas dos reis, encaixe-o nessa estátua. Outro cetro está no final das escadas, subindo. Encaixe-o na outra estátua sem cetro. Depois da cena, rotacione todas as estátuas que tiveram seus cetros abaixados até que cada uma abra uma porta nas paredes da sala.
Agora você vai precisar coletar quatro placas de pedra, uma em cada sala secundária em volta dessa grande sala principal, e colocar asquatro placas de pedra na "mesa" que está no centro, no meio dos reis.
Em frente a um dos reis que estão virados ao contrário, tem uma parte com quatro grandes postes que têm um monte de caveiras penduradas. Atrás desses quatro postes, na parede do fundo, tem uma reentrância que vai até o teto. Você deve pular de uma parede a outra aí, para ir subindo, até agarrar na beirada em cima. Comece pulando na parede da esquerda.
Então da beirada, pule para os tijolinhos da parede oposta, para subir mais um pouquinho e agarrar a beirada em cima. Contorne para a esquerda para sair do vão e voltar à parede grande. Agora pule para a direita (através do vão) para agarrar outros tijolos, no final desses pule para os próximos na outra parede, e deles finalmente pule para agarrar um dos postes que estão cheios de caveiras.
TESOURO 32: Agarrado nesse poste (não de pé sobre ele) pule para cima de uma cabeça de pedra que está caída.
Do primeiro poste das caveiras, pule para os outros até conseguir no final deles pular para uma coluna quadrada. Contorne-a até o outro lado e passe para outra coluna, pendurado nas barras de ferro.
Dessa outra coluna, pule para a pontezinha de pedra saindo da parede, e na sequência, para a porta que leva a uma sala menor.
Para passar dos espinhos não pule nem role, apenas ande. E quando o jogo ficar em câmera lenta, agache imediatamente, senão as lâminas pegam você. No final da sala você encontra a primeira placa de pedra. Para sair dessa sala, olhando para a saída, escale a parede da sua direita, e pule sobre as grades e lâminas até voltar à sala principal.
TESOURO 33: Está em uma reentrância acima da porta, ainda dentro dessa sala. suba nas lâminas paradas para alcançá-lo.
Agora siga para outra sala pequena. Posicionando-se na entrada principal, vá até a mesa central dos reis, vire-se um pouco para a direita e suba as escadarias na sua frente. Nessa sala, passe correndo quando as pedras do corredor se abrirem, antes que elas lhe esmaguem. Para voltar, fique perto do corredor de pedras móveis mas não passe por elas. Com seu gancho, puxe o bloco que está acima da entrada da sala, até que ele esteja bem próximo, à sua frente, de modo que as pedras mais próximas de você batem nele e não conseguem encostar uma na outra. Suba no bloco e, quando as pedras estiverem próximas, rapidamente pule de uma para outra até subir em uma delas e poder caminhar de volta sobre as outras pedras.
TESOURO 34: Está em cima da saída da sala, pule para alcançá-lo.
Saindo dessa sala, vá para a sua direita, subindo uma escadinha pequena e dando de cara com uma parede reta. Use o gancho para escalar essa parede, pule para a plataforma na esquerda, escorregue na rampinha dessa plataforma e antes de cair pule para subir na parte que tem outra porta para outra sala.
TESOURO 35: No vaso ao lado da porta de entrada dessa sala.
Essa sala não tem nada de especial, basta passar por baixo dos escombros para coletar outra placa de pedra e voltar.
TESOURO 36: está bem próximo de você, depois de passar por baixo dos escombros.
TESOURO 37: No vaso próximo à placa de pedra.
TESOURO 38: Quando for sair da sala, escale os escombros e pule para a reentrância para pegar o tesouro.
Volte a subir a escadaria da segunda sala pequena (a sala dos "esmagadores"). Quando estiver terminando de subir a escadaria, vire para a direita e suba na parte que tem uma cabeça de enfeite, para poder pular para uma pontezinha e, de lá, para uma coluna. Dessa coluna, pule para a coluna fina próxima a ela e então para a parede, agarrando os tijolinhos.
Siga o caminho dos tijolinhos, e no final deles pule para trás para agarrar a barra de ferro, depois pule para outra barra e finalmente para uma beirada de quina. Contorne a quina pela beirada, e pule para trás para agarrar outra coluna fina. Dela, salte para a coluna maior, contorne-a e passe pelas barras de ferro até outra coluna grande. Contorne essa coluna grande para a esquerda até poder pular para uma pontezinha de pedra e finalmente para a porta da última sala menor.
TESOUROS 39 e 40: Nos vasos do lado de fora da porta de entrada da sala.
TESOURO 41: No vaso do lado de dentro da sala, pero da porta.
Use as barras de metal das paredes para passar das chamas. Ciudado, as chamas ativam e desativam em determinados intervalos. Depois de subir na primeira barra, suba na barra mais alta (perto da entrada) para poder pular para as outras.
TESOURO 42: Pule para a barra mais alta perto da saída, o tesouro está na reentrância acima da porta.
Agora, na mesa central entre os reis, ative os quatro lugares marcados atrás dos reis virados, para colocar uma placa de pedra em cada lugar. Depois empurre os reis virados até que cheguem a encostar nas placas de pedra. Finalmente, pegue a moto, deixe-a sobre um botão no chão e pise você sobre o outro. A mesa central irá se levantar e revelar uma passagem Pegue a moto e siga para dentro.
TESOUROS 43 e 44: Estão em vasos encontrados pelo caminho subterrâneo que você passa de moto.
Siga o caminho subterrâneo até dar de cara com uma parede de escombros. Colete a cabeça de jaguar da frente dessa parede e depois passe agachado pelo meio dos escombros.
TESOURO 45: À sua esquerda logo depois de passar sob os escombros.
Seguindo em frente, você chega à próxima área.
TESOURO 46: À esquerda perto da parte dos desenhos na parede.
Na parte cheia de água, elimine todos os monstros, não se esquecendo de finalizá-los para que não voltem a se levantar. Depois contorne toda a sala até o final, onde deverá se pendurar em uma barra de ferro que está presa à cabeça de uma estátua, fazendo a água se esvaziar.
Volte para a entrada da sala, e se pendure na beirada. Agora caia três vezes, para agarrar uma beirada lá embaixo perto da água. Rapidamente, contorne a coluna para a direita até chegar atrás dela, antes da beirada desmoronar. Continue rápido pulando para sua direita para a próxima coluna, e depois pule para o chãozinho.
Desse chão, suba no bloco perto da parede e dele, na pontezinha. dessa pontezinha sai outra, mais fina, que é bem grande e leva em frente até um outro chão, próximo da primeira coluna que você passou (com as beiradas desmoronando). Você precisa passar por cima dessa pontezinha fina até o final rapidamente também para ela não cair.
Elimine os monstros que aparecem aí. Em seguida, agarre na coluna da direita que está no começo do buraco em frente. Contorne a coluna para a esquerda, entãso fique de pé na beirada, pule para a coluna em frente e pule rapidamentre de volta e mais uma segunda vez, para agarrar outra beirada em cima.
Dessa beirada, contorne para a esquerda e então pule para trás para subir em outra pontezinha. Dessa pontezinha, caia para o chão, e depois ande por cima do bloco de pedra comprido sobre a água, pule e use o gancho para chegar ao outro lado.
Nesse outro lado, nem saia de cima do bloco de pedra. Vire-se bem para a direita, e use o gancho para puxar a parede pequena, pela argola.
Pule para essa parede pequena, siga pendurado um pouco para a esquerda e pule para trás para a coluna. Contorne a coluna para poder cair novamente na próxima parte de chão.
TESOURO 47: Ao lado do item de energia.
Depois de eliminar os monstros, suba no blodo de pedra e escale a coluna para poder pular e agarrar a barra de metal presa a outra cabeça de estátua, fazendo a água descer mais.
Use as colunas para descer com segurança até a parte central, e depois de mais monstros, use seu gancho na coluna central, dê a volta nela para a corda dar a volta, e puxe o gancho, fazendo a coluna girar no sentido horário e entrar como um parafuso no chão, até o limite. Com isso, a água parar de fluir de vez, e a estátua de Thor se abrirá revelando uma entrada na sua parte da frente.
TESOURO 48: De frente para a estátua de Thor, o tesouro está no pilar do canto da esquerda, pule para alcançá-lo.
Suba pela coluna média para conseguir entrar pela nova abertura, e pegue o item dentro.
5.4 - LAND OF THE DEAD
Saindo de dentro da estátua, vá para baixo, próximo à coluna que você parafusou. Empurre a coluna azul até encaixá-la em uma pequena depressão no chão.
Também rotacione de volta a coluna central com sua corda, para que a estátua volte a colocar o martelo próximo da cabeça. Você ainda não pegará a relíquia, faltam alguns passos descritos mais abaixo.
Fique sobre a coluna quebrada, vire-se para a cabeça de estátua por onde você tinha descido, e prenda seu gancho nela para balançar e voltar para o andar de cima. Siga então para a direita, correndo e pulando no final para agarrar as beiradas da parede em frente. Das beiradas pule para a direita em um pequeno chão e passe por cima das pontezinhas até o outro lado.
Dessa parte você agora pode pular para cima da coluna azul que posicionou anteriormente. De cima dela, pule para a coluna próxima e então pule e agarre-se no martelo da estátua de Thor.
RELÍQUIA 04: De cima do martelo, que está agora perto da cabeça, você pode alcançar o olho da estátua onde se encontra a relíquia.
Ainda de cima do martelo, use o gancho na cabeça de estátua (a primeira em que você se pendurou nessa fase para fazer a água descer) para se balançar para o andar de cima, subindo as escadas pelas quais você inicialmente veio.
TESOUROS 49 e 50: Antes de sair completamente dessa parte (antes de chegar nos escombros), encontre a grande pedra azul bloqueando uma parte da esquerda. Agora você pode movê-la, e encontrar os dois tesouros atrás dela.
Volte então até sua moto, e suba todo o caminho de volta. No bloqueio de pedras, mova a pedra azul para abrir uma passagem. Quando chegar na área dos reis, fique se movendo com a moto alguns segundos enquanto a saída principal se abre, para não ser atingido pelas aranhas, e quando a porta abrir, continue.
Logo depois de saltar por dois buracos, o terceiro vai estar sem rampa. Saia da moto, suba na barra da direita, suba mais uma barra acima, salte para o outro lado do corredor (outra barra) e então pule e agarre na coluna lateral do início do buraco, fazendo-a descer e ativar a rampa.
Volte para a moto e continue seu caminho acima. Chegando no topo você vai dar de cara com uma alavanca encostada na parede da sua frente. Ative a parte direita da alavanca, e Lara irá colocar a cabeça de jaguar no lugar.
Usando a alavanca, você abre de novo a saída para voltar à superfície (á sua direita). Pegue a moto e suba.
6 - JAN MAYER ISLAND
6.1 - GATE OF THE DEAD
Vá com a moto até o final do túnel, e abra a porta azul arrastando-a para a direita.
TESOURO 01: Em uma rocha logo depois do portão azul, onde há um item de energia, estão os vasos que contêm o tesouro.
Agora basta descer a rampa espiral até o final, você não precisa parar para matar os inimigos no meio da descida. Cuidado com os buracos, sempre tente ficar o máximo à sua esquerda possível. Para passar os maiores buracos você precisa literalmente andar nas paredes.
TESOURO 02: Lá embaixo, depois de terminar a rampa espiral, em um vaso sob o final dela.
TESOURO 03: Seguindo a parede à esquerda da porta gigante.
Pegue todos os blocos cinza espalhados no chão e encaixe-os nas respectivas entradas na grande coluna central. Ela então começará a girar todas as partes menos a mais baixa. Agarre essa parte mais baixa e gire-a algumas voltas até uma cena mostrar uma coluna luminosa azulada se formando próxima à coluna gigante.
Agora escale a coluna gigante até chegar a um patamar onde você pode andar. Agarre então essa outra parte da coluna e gire-a também, até aparecer mais uma coluna de luz azulada perto da primeira.
Continue subindo até o próximo patamar, e novamente gire outra peça para criar a terceira coluna luminosa.
TESOURO 04: No vaso nesse terceiro andar.
Escale a última parte, cuidado com os jatos de vapor no caminho. Em cima, gire a quarta e última parte no sentido horário andando para a esquerda.
TESOURO 05: Um vaso nesse último andar.
TESOURO 06: Está visível, também nesse último andar.
Vá de volta até o chão, descendo com cuidado, agarre e abra a porta próxima das colunas luminosas, arrastando-a.
6.2 - VALHALLA
Entre pela porta com sua moto. Essa parte é um grande labirinto. A rota direta para o final é direita, esquerda, direita, esquerda, esquerda, direita. Note que o final pode parecer uma parte sem saída, mas não é. Você tem que sair da sua moto, e pular entre as paredes atrás da pilha de pedras para subir até a porta de saída.
RELÍQUIA 05: Na intersecção final do labirinto, tem um buraco na parede e uma barra caída abaixo dele, no chão. Arraste para essa parte o bloco que está perto das rampas, para subir nele e encaixar a barra no buraco. Suba então na barra para abrir uma porta lá perto do início do labirinto. O caminho que você deve tomar, rapidamente antes que a porta se feche, e partindo da barra, é direita, direita, esquerda, direita, reto, direita, esquerda. Tem uma sala escondida depois de uma porta gigante. A relíquia está lá dentro. Para sair, você pode abrir a porta usando a alavanca.
TESOURO 07: em um vaso próximo da entrada do labirinto.
TESOURO 08: em um vaso acima da rampa que desce da parte do tesouro 7.
TESOURO 09: Logo atrás do tesouro 08, no chão abaixo.
TESOURO 10: Logo depois de virar à direita na primeira bifurcação, está no chão entre os vasos da direita.
TESOURO 11: Um pouco depois do tesouro 10, na esquerda, em um vaso no chão perto de uma rampa.
TESOURO 12: Também continuando depois do tesouro 10, e seguindo reto na bifurcação, seguindo o caminho até uma parte sem saída. O tesouro está no vaso atrás da pilha de pedras pela qual você passa por baixo.
TESOURO 13: Partindo do tesouro 10, vire à direita na bufurcação, e depois novamente à direita. Passe debaixo das pedras para encontrar o tesouro depois delas.
TESOURO 14: Na parte final do labirinto, onde você pula com a moto sobre umas barreiras. Está no meio dessas barreiras.
TESOURO 15: Vindo da saída do labirinto, vire à direita, dando de cara com uma parte sem saída. O tesouro está no vaso em frente às pedras.
TESOURO 16: Passe por baixo das pedras próximas à alavanca que abriu a porta da relíquia 05. Está perto do item de energia.
TESOURO 17: Arraste o bloco que você usou para encaixar a barra de ferro na parede, até aproximá-lo da outra barra que já está pendurada. Deixe sua moto próxima, de frente para a rampa, de prontidão. Pule então nessa outra barra para abrir a porta do final do corredor. Corra com a moto para passar da porta antes que ela se feche automaticamente.
TESOURO 18: Está nos vasos perto da porta da relíquia 05.
TESOURO 19: Entre os vasos em frente a uma rampa que está do outro lado, oposto ao da porta da relíquia 05.
TESOURO 20: Saindo da porta da relíquia 05, vire-se à esquerda na bifurcação para chegar a uma parte sem saída. O tesouro está no vaso.
TESOURO 21: Em outro vaso próximo ao tesouro 20.
TESOURO 22: Logo que você sair do labirinto, depois de ser forçado a abandonar a moto, em um vaso à esquerda.
Depois da próxima cena, quando a grande ponte estiver desmoronando, espere Lara deslizar pela pedra e então pule antes dela cair, para agarrar a beirada em frente. Contorne rápido para a esquerda, pulando em seguida mais para a esquerda para a barra de ferro.
Da outra ponta dessa barra, caia sobre outra rampa, pule no final para uma pontezinha, contorne a coluna no caminho até outra pontezinha do outro lado, continue, e contorne a segunda coluna toda, começando pela direita. Quando estiver entre essa coluna e outra, pule de uma a outra até conseguir ficar sobre a primeira.
Pule então para agarrar na outra coluna, que é mais alta, contorne-a para a esquerda, caia duas beiradas e pule para outra coluna, que tem uma pontezinha saindo.
Do final da pontezinha agarre na próxima coluna, contorne-a até a parte de trás para continuar por outra pontezinha igual, até mais uma coluna.
Fique de pé na beirada, e pule algumas vezes entre essa coluna e a outra para chegar ao topo da coluna. Daí, pule para a plataforma bem próxima. À sua esquerda está a entrada para uma sala com dois pesos móveis.
TESOURO 23: Ao invés de entrar na sala com os pesos móveis, siga reto sobre a plataforma até ela acabar, então pule para a plataforma à esquerda e entre em uma sala cheia de água azul. O tesouro está em um vaso nessa sala.
TESOURO 24: Dentro do vaso no chão da sala com os pesos móveis.
Entre na sala dos pesos móveis, e agarre-se em um deles para subir. No alto, pule para trás e agarre em uma barra de ferro, depois use a corrente para alcançar a saída da sala por cima.
Passe por cima da armadilha usando as barras de ferro. Quando o martelo gigante se aproximar, pule para agarrá-lo, então bem rapidamente contorne-o até a direita. Assim que ele encostar na parede em frente, pule em direção a ela para agarrar na beirada. Vá seguindo pendurado para a direita até poder subir em um chão (na verdade é outro grande martelo, que está parado), e depois caia imediatamente em frente, em um corredor mais baixo.
Passe as armadilhas e você chegará no topo de outra sala de pesos, mas esses estão parados. Faça o percurso inverso ao de antes para descer (corrente, barras de ferro, peso). Embaixo, em um canto, puxe a pedra que está bloqueando a engrenagem, para os pesos voltarem a se mover sozinhos.
TESOURO 25: Em um vaso à direita de onde você entrou.
TESOURO 26: Arraste o bloco até a pilha de pedras que bloqueia a saída. Passe por cima e encontre o tesouro na beirada do lado de fora.
Suba novamente pelos pesos (use o bloco para alcançar) e volte, para pegar carona no segundo martelo. Salte do martelo e entre no túnel em frente (onde ele encosta). No final desse túnel, use seu gancho para se pendurar e descer um pouco pela parede. Agora, olhando de frente para a parede em que você está apoiado, tome impulso para os lados até conseguir saltar para a direita e agarrar na parede lateral.
Siga pendurado pela direita até chegar na outra parede no fundo da sala. Pule então para sua direita para cair sobre uma plataforma pequena.
TESOURO 27: Está bem visível na plataforma pequena para a qual você deve pular.
Da plataforma, pule para a frente para alcançar a saída da sala. Siga reto e pule quando o chão terminar, caindo em cima de uma rampa que o fará deslizar para a direita até cair sobre uma pontezinha. Ande pela pontezinha, contorne a coluna adiante para a esquerda, pule sobre outra coluna, e salte sobre os pequenos apoios de ferro para alcançar uma terceira coluna.
Você precisa subir ao topo dessa terceira coluna. Para isso contorne para a direita e pule entre ela e a coluna próxima algumas vezes.
TESOURO 28: Entre na sala em frente, cheia de água azul. Atire o gancho na parede à sua frente, para poder pular e se apoiar nela. Então tome impulso e pule para a esquerda. Siga pendurado pelas beiradas até poder entrar em um tunelzinho acima de você, na parede lateral. Saindo do outro lado desse tunelzinho, em outra sala de água, pendure-se na beirada logo abaixo. Siga para a esquerda até a parede do fundo da sala, para pegar o tesouro que está visível em uma plataforma no centro e embaixo, igual ao tesouro 27. Volte pelo mesmo caminho, e na primeira sala onde usou o gancho, basta seguir as beiradas direto para cima da porta de saída.
Do topo da coluna em que você subiu, ao invés de entrar na sala de água azul, ande até a parede no final da plataforma e use o gancho na argola da parede para alcançar a próxima plataforma. Pule para a próxima plataforma continuando o caminho até chegar a mais uma sala de pesos móveis.
Nessa sala você encontra um inimigo difícil, um Yeti. Ataque-o rapidamente com tudo, inclusive granadas, e finalize-o quando ele cair. Termine de eliminar os morcegos com as pistolas.
TESOUROS 29 e 30: Nos vasos da sala do Yeti.
Suba em um peso móvel saltando entre ele e a parede, e siga para o topo da sala e para o final do corredor, até outro martelo. Solte-se do martelo quando ele estiver no meio do caminho, para cair sobre a plataforma e correr para a saída à direita.
7 - ANDAMAN SEA
7.1 - RITUALS OLD
Novamente no navio, você deve fazer o mesmo percurso. Passar por cima dos containers, pela parte principal do navio, pelo heliporto, descer pela lateral, eliminar os inimigos do fundo, entrar pela porta quando ela se abrir e ir até o final. Mas dessa vez é muito mais fácil, use o martelo de Thor, Mjolnir, que agora faz parte de seu arsenal. Use sempre o golpe especial, que elimina os inimigos de longe.
8 - ARCTIC SEA
8.1 - HIELHEIM
Nade direto até sair da caverna. Você verá duas fileiras de guerreiros gigantes, e ao fundo uma fortaleza. Três desses guerreiros estão com sua espada apoiada no chão, segurando uma grande corrente no lugar.
TESOUROS 01 e 02: No vale entre os guerreiros e a base da grande fortaleza, um em cada ponta.
TESOURO 03: Em uma caverna dentro desse vale, oposta aos grandes ossos.
TESOURO 04: Dentro das ruínas do guerreiro quebrado, próximo à fortaleza.
Você precisa fazer os três guerreiros levantarem os braços, liberando a corrente. Para isso, basta entrar por trás das cabeças das estátuas e ativar a alavanca de cada uma. Para conseguir ativar o guerreiro mais próximo da fortaleza, porém, você precisa primeiro pegar as engrenagens que estão caídas no chão atrás dele e encaixá-las de volta no grande mecanismo na sua lateral.
Agora você terá que encontrar quatro peças vermelhas espalhadas pela fortaleza. Essas peças estão dentro das duas torres laterais da fortaleza. Para encontrar a primeira peça, entre na torre da esquerda.
TESOURO 05: Na base da fortaleza, fora, próximo a essa torre da esquerda.
Dentro da torre, nade direto para cima, passando dos chãos quebrados até a sair da água. Suba no bloco, na parede e na pontezinha de ferro para pular sobre outra ponte de ferro e alcançar uma escada de pedra na parede oposta. Do topo da escada pule para trás e pegue a peça que está no chão sobre um círculo de pedra.
TESOURO 06: No vaso perto da peça vermelha.
A segunda peça está ainda dentro dessa torre. Volte para perto da saída embaixo, mas ao invés de sair, siga pelo túnel lateral, vire à esquerda e depois suba.
TESOURO 07: No túnel embaixo, ao invés de virar para a esquerda, está à direita.
Em cima, uma das paredes tem uma abertura para uma sala com a peça.
TESOURO 08: Ao lado da peça.
TESOUROS 09 e 10: Existe um caminho que sai para cima, do teto do túnel que leva à parte com a peça. Subindo por esse caminho, você encontra no final os dois tesouros.
Saindo da torre, vire-se para esquerda e nade alguns metros, um pouco para cima, até a pedra alta toda enfeitada. No chão perto dessa pedra enfeitada está mais uma peça vermelha para você pegar. Em seguida, ative a pedra enfeitada, para Lara encaixar uma peça vermelha nela. Ative também a outra pedra enfeitada, ao lado da primeira, para encaixar mais uma peça.
Passando pela frente da entrada principal da fortazela, do outro lado, estão mais duas pedras enfeitadas iguais a essas. Passe delas e vá para a torre da direita, para coletar a última peça vermelha.
TESOURO 11: Está dentro de uma janela na parte principal da fortaleza, acima das pedras enfeitadas da direita. Essa janela dá de cara para a torre da direita.
TESOURO 12: Na base da fortaleza, perto da torre da direita.
Dentro da torre da direita, nade para cima até sair da água.
TESOURO 13: Logo que você sai da água, dentro da torre, em um vaso.
Ande até a escada da parede, suba, pule para a esquerda e depois suba na pontezinha de ferro. Salte para a outrapontezinha para poder alcançar a continuação da escada que você acabou de subir, e seguir para cima. Pule para trás, ande até poder subir mais uma escada, pule para trás novamente, pule pelas pontezinhas e escale a parede em frente para achar a peça em cima.
TESOURO 14: No vaso perto da peça vermelha.
TESOURO 15: Em um vaso na pequena plataforma próxima da peça. Você precisa pular para alcançá-la.
Agora vá até as duas pedras enfeitadas próximas dessa torre e ative as duas, para encaixar as peças.
TESOURO 16: Está próximo dessas duas pedras enfeitadas.
Agora, com a grande corrente livre das três espadas das estátuas, e as quatro peças no lugar, nade para a parte central da fortaleza até mais uma pedra enfeitada, entre duas pequenas estátuas. Ative a alavanca dessa pedra para abrir a entrada da fortaleza.
Entrando pela fortaleza, nade reto pelo túnel, passando pelos buracos das duas barreiras de pedras até chegar em uma intersecção. Vire à direita para continuar e passe mais uma barreira.
TESOURO 17: Antes de virar à direita, siga reto através do buraco para achar o tesouro.
TESOURO 18: Logo depois de virar à direita, dentro de uma rachadura aberta acima da pilha de pedras.
Continuando, você será obrigado a virar à esquerda e passar por uma escadaria que sobe. No final dessa escadaria vire então à esquerda e suba mais um lance de escadas.
TESOURO 19: Está em uma entradinha depois do segundo lance de escadas, à esquerda.
Depois da secunda escadaria, vire à direita e passe mais umas pedras caídas.
TESOURO 20: Está escondido logo atrás das pedras caídas.
TESOURO 21: Continuando reto o caminho depois de passar pelas pedras caídas, está dentro de outra entradinha em frente.
Vire à direita na intersecção, subindo uma escadaria pequena e passando mais uma barreira com um buraco no meio.
TESOURO 22: Quando passar das pedras com o buraco no meio, siga reto para encontrar mais uma abertura com o tesouro.
Finalmente, depois da barreira com furo no meio vire à esquerda para subir uma grande escadaria que sai da água.
TESOUROS 23 e 24: Logo depois de assistir à cena, em dois vasos próximos da entrada dessa nova parte.
RELÍQUIA 06 (passo 1): Veja onde está o símbolo desenhado, logo que você vem da entrada, virando-se para a sua direita e olhando a parte de trás do batente (gigante) da porta (é um símbolo que pode ser ativado com seu poder azul, como os de antes). Memorize bem o local, pois você precisará voltar aqui mais tarde.
Depois de assistir à cena, pendure-se na beirada em frente e caia para o andar de baixo. Daí, use o golpe especial do martelo várias vezes até eliminar todos os monstros dessa área, para não ter problemas com eles depois.
TESOURO 25: Em um vaso nessa parte do andar de baixo.
TESOURO 26: Caminhe por cima de uma coluna caída na água azul, até alcançar o tesouro.
RELÍQUIA 06 (passo 2): Memorize o local do segundo símbolo, que está próximo do tesouro 26. Olhe também para o outro lado dessa sala, e veja onte está uma cachoeira, memorizando seu local. A relíquia está atrás dessa cachoeira, mas você ainda não pode pegá-la.
Tem uma coluna bem pequena saindo da água azul, próxima a esse chão do andar de baixo em que você está. Suba nela e salte para o muro adiante, seguindo pendurado para outra coluna. Suba nela e pule para a plataforma em frente
TESOURO 27: Está visível em cima da plataforma.
Ande em frente e caia para a plataforma abaixo, que tem uma coluna.
TESOURO 28: Em um vaso ao lado dessa coluna.
TESOURO 29: Salte para a pequena plataforma adiante.
RELÍQUIA 06 (passo 3): Memorize a localização desse terceiro desenho, próximo ao tesouro 29.
Da plataforma com a coluna, pule para uma coluna que está caída na diagonal, na água azul. Ande por cima dessa coluna e agarre em um pequeno murinho em frente. Suba nele e pule para escalar na parte adiante.
9 - YGGDRASIL
TESOURO 30: Antes de entrar pela passagem vermelha.
RELÍQUIA 06 (final): O quarto e último símbolo está à esquerda da passagem vermelha (do lado de fora, e não passando dela). O que você precisa fazer é deixar os quatro símbolos ativados. Quando isso acontece, a cachoeira na lateral da sala é desativada e você pode então saltar da plataforma do tesouro 27, usando o gancho, para alcançar a reentrância escondida, que guarda a relíquia. Mas você precisa ser rápido pois os símbolos se desativam depois de algum tempo. O melhor jeito é ativá-los a partir do quarto, na ordem inversa.
Entre pela passagem vermelha, detonando todos os monstros que se aproximarem usando o martelo de Thor. Depois da cena, siga por mais um pequeno túnel matando mais alguns inimigos, e no final siga reto.
9.1 - OUT OF TIME (FINAL)Essa parte final do jogo é um grande quebra-cabeças. Os itens de energia ajudam você a visualizar os lugares para onde deve seguir, fique de olhos abertos sempre.
Para resumir: você precisa empurrar três grandes blocos (que ficam azuis quando você está próximo) que estão dois nas bases do cenário, e um quase em cima, para ativá-los. Precisa também destruir as três grandes pilastras azuis que estão na parte de cima do cenário, e vão do centro para as laterais em volta (estão acima de cada um dos três blocos que você deve ativar antes).
No início, vá para a direita, e pule para se agarrar na beirada. Contorne, e ao ocorrer câmera lenta, pule para a esquerda. Pule para escalar os tijolinhos. No topo, pule para agarrar na beirada em cima e siga pendurado para a esquerda. Pule para a esquerda no final, e continue seguindo pendurado. Na câmera lenta, solte-se para baixo. Siga os tijolinhos e pule para cima, para os próximos, para continuar. Siga para a esquerda para uma beirada que leva a uma plataforma.
Pule para a ponte curva, corra pelos monstros até avistar dois riscos de luz vermelha que sobem uma parede ao seu lado. Na direção desses riscos, para cima, tem uma argola para você poder usar o gancho e cruzar para o outro lado, por cima do buraco. Siga até a pedra azul grande, e empurre-a para dentro.
Corra de volta pela ponte até o ponto em que você avistar na sua direita uma grande rampa inclinada que desce por baixo da sua passarela indo à esquerda, com símbolos azuis. Pule nela e deslize para baixo. Pule então para as plataformas voadoras e salte para o que sobrou da torre que os monstros tinham destruído na cena que foi mostrada antes.
Pule o pequeno vão na direita e vá para a pequena plataforma um pouco mais embaixo. Vire-se de volta olhando para a parte de cima e pule então para dar de cara com a parede logo em frente, deixando que Lara caia escorregando essa parede uns dois metros e se agarre automaticamente na beiradinha. Daí, siga para sua esquerda, e caia para baixo para o chão.
Você deverá estar em uma das plataformas mais baixas do cenário, que estão à volta da estrutura central. Vá pulando para a esquerda até chegar em um outro bloco azul em uma dessas plataformas, e empurre-o.
Continue seguindo as plataformas de baixo, dando a volta na estrutura central, até encontrar um terceiro bloco azul, e também empurrá-lo no lugar. Continue dando a volta até chegar na parte de onde você veio inicialmente.
Escale de volta para cima pulando de uma parede à outra, e suba nas plataformas voadoras.
Use as plataformas para chegar à base de um pilar gigante com brilhos vermelhos, que sobe da parte lateral até quase o topo da estrutura central. Na base do pilar, aproxime-se do ponto de origem da energia que está grudado na base desse pilar gigante (uma peça grande, azul). Ative-o e Lara irá destruir o pilar usando o martelo automaticamente.
Volte então às mesmas plataformas voadoras que você usou para chegar aí, e agora use-as para voltar à primeira estrutura lateral que você escalou, no começo dessa parte toda. Você pode reconhecer a estrutura mais facilmente observando que atrás dela, ao fundo, está a escadaria de onde Lara veio da fase anterior.
Pule em direção ao item de energia na fenda da estrutura, depois pule de uma parede a outra até conseguir se pendurar em cima. Escale então as beiradas até o topo, como antes. Chegando em cima, corra mais uma vez até o ponto onde pode usar o seu gancho (com as linhas vermelhas na parede).
Antes você usou esse ponto para atravessar o abismo, mas agora você deve subir pela sua corda e tomar impulso pela parede, pulando para a direita para alcançar a plataforma que tem o item de energia.
Escale então mais para cima e, de lá, pule sobre as plataformas voadoras (que estão passando um pouco abaixo de você) e use-as para chegar até a outra grande pilastra iluminada de azul, igual à que você arrebentou do outro lado. Destrua essa também. Deve ser iniciada outra cena hora.
Depois da cena, caia para a parte imediatamente abaixo de você, ainda nessa mesma estrutura, então pule nas plataformas voadoras novas (os destroços da primeira grande pilastra azul que você destruiu). Vá passando de uma plataforma voadora a outra, até chegar nas mais altas e próximas do centro (a parte feita de dois anéis giratórios cheios de janelas). Pule e se agarre nessa parte central.
Você precisa subir ao topo. A parte giratória com luzes vermelhas, acima de você, tem uma parte lateral com beiradas. Quando ela passar, suba por aí. Bem no alto dessa parte de beiradas vai acontecer mais uma câmera lenta e você precisa nessa hora pular para cima, para agarrar-se na beirada da outra parte giratória com janelas, sobre você.
Espere até passar por cima da terceira grande pilastra azul, e jogue-se sobre ela, deslizando até a base. Finalmente, destrua-a como fez com as outras e assista o final do jogo!
Fonte