Super Players
Olá!!!

No momento, o forum esta inativo. Mas estarei respondendo as perguntas sobre duvidas dos jogos e de qualquer outro tema no forum www.forum-vp.com

É um forum que é especializado em jogos da Plataforma do Xbox360, PlayStation3 e do PlayStation 2, alem de outros temas diversos.

Estarei a sua espera por lá.
Obrigado.

The Racer
Super Players
Olá!!!

No momento, o forum esta inativo. Mas estarei respondendo as perguntas sobre duvidas dos jogos e de qualquer outro tema no forum www.forum-vp.com

É um forum que é especializado em jogos da Plataforma do Xbox360, PlayStation3 e do PlayStation 2, alem de outros temas diversos.

Estarei a sua espera por lá.
Obrigado.

The Racer
Super Players
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


https://superplayers.forumeiros.com/h2-forumeiros
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

Compartilhe | 
<<<<<<<<
 

  Final Fantasy XIII (Detonado)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Vitinho
Vitinho
ModeradorModerador


Mensagens : 570
Pontos de Respeito : 936
Data de inscrição : 09/09/2010
Idade : 30

 Final Fantasy XIII (Detonado)  Vide
MensagemAssunto: Final Fantasy XIII (Detonado)  Final Fantasy XIII (Detonado)  Icon_minitimeDom 26 Dez 2010, 8:46 pm

Final Fantasy XIII

 Final Fantasy XIII (Detonado)  Final%20Fantasy%2013

Capítulo I

No início não há mistério, controlando a Lightning e Sazh, você enfrentará alguns monstros fracos, é só ir no Auto Battle e tudo bem. Como os cenários no começo são pequenos, certifique-se de pegar os itens dentro de umas “cápsulas voadoras”, pois no jogo todo item pra se comprar é caro, e é difícil ganhar dinheiro (Gil).
Você começará lutando contra o Manasvin Warmech 2x, ele te dará 6 potions quando derrotá-lo. Como não tem segredo, e aparece alguns tutoriais durante esse capítulo, explicarei resumidamente o que o tutorial diz:

ATB (Auto Battle e Abilities)

Basicamente o tutorial diz que toda ação dos personagens utilizará uma barrinha, a tal ATB. Como pode notar, a ATB Gauge é “dividida” em 2 no início do jogo, ou seja, você poderá usar 2 ações que gastem 1 barrinha dessas (attack por exemplo) ou 1 ação que gaste 2 barrinhas (no começo não terá, mas futuramente sim).
Auto Battle como o nome sugere, é uma batalha automática, o personagem utilizará a ação mais conveniente contra o adversário.
Abilities mostrará as ações disponíveis de seu personagem, e você utilizará manualmente, e na ordem que desejar executar as ações. Mas como já disse, pode ficar no auto-battle no começo do jogo que não tem erro.

Item

Durante a batalha, você poderá usar itens, sem ter de usar ATB. Basta ir em Items>item desejado. Potion, por exemplo, é um item que pode ser usado e ela vai curar todos os personagens de sua equipe. Phoenix Down, entretanto, requer que você selecione o personagem abatido para que apenas ele possa voltar à luta. Como não utiliza ATB, o tempo de uso do item é instantâneo.

Attack Chain

O segredo das lutas estão ai, do início ao fim. Todos os adversários possuem a Chain Gauge (uma barrinha alaranjada que aparece no canto superior direito), que nada mais significa “vulnerabilidade”. Quanto mais cheio a barrinha estiver, mais dano o inimigo receberá. Detalhe que, quando completar a barrinha, o inimigo receberá 100% de dano (ou seja, o dobro do normal) e a barrinha vai diminuindo gradativamente. Então siga esse conselho: encha essa barrinha, e bata o máximo que puder no inimigo para poder matá-lo, porque quando zerar a Chain Gauge, você terá de começar do zero para que ele receba mais danos novamente. Quando o monstro está com a barrinha cheia, dizemos que ele entrou em Stagger Mode (lembre desse nome).
Observação: cada monstro possui uma porcentagem de Chain Gauge, ou seja, uns enchem com mais facilidade, outros não, e outros provavelmente você nem consiga enxer tudo.

Você ainda controlará Snow (quando tiver com ele e os outros 2 membros, não gaste potion, a mulher curará, apenas quando tiver em dupla que será necessário curar, mas recomendo que não utilize potions no início do jogo, é um gasto que pode ser evitado) e Hope com Vanille, onde termina o Capítulo 1.

Você provavelmente tenha os seguintes itens caso tenha pego as cápsulas:
9x Potions, 2x Iron Bangles, 1x Power Circle e 200 Gil os itens dropados dos monstros.

Capítulo II

Ao controlar Vanille e Hope, vocês poderão lutar bastante, é bom pra poder ir se acostumando com o sistema de luta do jogo. Os itens que citei acima (acessórios e armas) podem ser equipados nos personagens apertando triângulo e selecionando a aba equipment. Sugiro que equipe os Iron Bangles nos 2, que possuem os lifes mais baixos do jogo.

Preemptive Strike Tutorial

Quando controlar as crianças, aparecerá uma mensagem mostrando isso. Se você pegar o inimigo de costas, você poderá dar um preemptive strike nele, ou seja, dar um golpe com a guarda baixa, isso na luta vai significar 99% da Chain Gauge de seu oponente cheia, que em outras palavras, deixará o inimigo em xeque. Alguns inimigos são mais fáceis de enganar, outros não baixam a guarda pra permitir isso, então não fique triste caso não consiga.

Nesse meio tempo você controlará Snow (sozinho, mas não é difícil) e Lightning junto ao Sazh, que podem ter dificuldades ao enfrentar o Myrmidon, que não é difícil de abater, usando 1 potion durante a luta dá pra ganhar sossegado, mas pra garantir, dá para equipar o Power Circle em um dos 2 para aumentar a força.

Shrouds Tutorial

Shrouds são itens que dão status antes de iniciar uma luta. Ao controlar o personagem no cenário, você poderá apertar L1 e abrirá um menu, que terá:
Deceptisol: você fica invisível aos oponentes, ou seja, Preemptive Strike na certa (exceto alguns monstros mais pra frente, que são imunes a isso);
Fortisol: status de ataque (Bravery – força, Faith – magia e Haste – aumenta a velocidade pra executar ações com ATB)
Aegisol (ainda não liberado nessa parte): status de defesa (Protect – defesa física, Shell – defesa mágica, Vigilance e Veil)
Ethersol (ainda não liberado nessa parte): restabelece a barrinha de Technical Points antes da luta.
Para usar um shroud, aperte L1 e depois X no item desejado, para fechar o menu aperte O.

No final do capítulo, todos os personagens vão se encontrar, e enfrentar o temido Fal’Cie Anima – 3800HP.
Você controlará a Light, junto ao Sazh e Snow. O esquema de matá-lo é fácil, destrua seus braços primeiro, depois ele mesmo. Só tenha cuidado que seus braços se regeneram, e fazem um dano enorme se atacar. Com 3 ou 4 potions você consegue ganhar se fizer tudo certo.

Terminando o capítulo 2, você provavelmente terá algumas armas, acessórios, itens e outros adquiridos até então:
1x Doctor Code, 1x Power Wristband, 9x potions, Gladius (arma - Lightning),1x Phoenix Down, 1x Fortisol e 150 gil. drops dos monstros

[b]Capítulo III


Após matar o Fal’Cie todos estarão juntos, e agora são L’Cie, ou seja, agora que começa a upar os personagens.
Agora fica legal o jogo porque entrará mais detalhadamente nos paradigms, que aliás terá 2 tutoriais só nesse capítulo.

Paradigm System

O sistema de luta funciona com paradigmas. Os paradigmas são formados por “roles”, e através da combinação deles, cria-se um paradigm. No tutorial provavelmente mostre o Relentless Assault (esse é o paradigma, e os roles inclusos nele são 1 Commando e 2 Ravagers) e o Solidarity (outro paradigma, que os roles são 1 Commando, 1 Sentinel e 1 Medic). Vai explicar como mudar de paradigma também, que é simples: durante a luta, aperte L1 e depois na lista aperte o X no que você quer.

Basicamente o tutorial explica isso, o que com certeza não ajuda muito os novatos no jogo, fica muito vago. Mas vai seguindo a leitura até chegar novamente no outro tutorial de Paradigm.

Crystarium Tutorial

O sistema de “níveis” do jogo se chama Crystarium, onde as habilidades e etc. dos personagens estão localizadas. Para “andar” no Crystarium, requer CP (Crystal Points), que são adquiridos nas lutas, cada monstro dá uma quantidade diferente, e a quantidade de monstros em luta também. Vale ressaltar que uma luta dá CP a todos os personagens, independentemente dele ter ou não participado da luta. Aproveite essa dica, e onde houver uma chance de upar, upe um pouco a mais para colaborar com um personagem mais desfavorecido =P. Voltando um pouco ao Crystarium, diferentemente de outros Final Fantasy’s, são apenas 3 atributos: HP, força e magia. Esses 3 atributos estão presentes em todos os roles do Crystarium, ou seja, num role de ataque físico (Commando) pode ter atributos de magia e HP, e de ataque mágico (Ravager), de força e HP, etc. A única coisa que não se repete são as habilidades, cada role tem a sua, e enquanto um paradigma estiver ativo com determinadas roles, você não poderá utilizar uma técnica de outra role nesse paradigma. Confuso? Sim, mas eu explicarei logo mais. E pra finalizar o tutorial do Crystarium, eu sugiro que você upe roles “características” dos personagens primeiro, depois as secundárias (por exemplo: Light e Snow – upar Commando primeiro; Hope e Vanille – upar Ravager e/ou Medic, depende de como você for jogar)

Command Execution Tutorial

O tutorial explicará basicamente que você pode interromper o carregamento do ATB Gauge para executar uma determinada ação e não todas que você mandou ou que o Auto-Battle fez. Por exemplo, a essa altura do jogo você tem 3 segmentos de ATB Gauge, com a Light você pode executar um Blitz (2 ATB) e um Attack (1 ATB), e nessa ordem, mas caso você não queira que carregue tudo, aperte triângulo e só será executada as ações que foram carregadas: se você tiver 2 ATBs carregadas, será executada somente o Blitz, porque foi a primeira ação que você mandou, se tiver só uma ATB carregada não acontece nada. E explica que você pode dar um cancel apertando O, o que volta ao menu anterior de Auto-Battle, Abilities, etc.

Paradigm System II

Bom, vamos à parte mais importante desse jogo, que é o sistema de paradigmas. No tutorial anterior você aprendeu a trocar os paradigmas, aqui eu pretendo especificar bastante sobre isso. O tutorial vai aparecer contra o boss Manasvin Warmech (32400 HP). Creio eu que você esteja upando seus personagens né? Se bem que essa luta nem precisa muito de level, e sim conhecimento de...paradigma!
No início são poucas as possibilidades de paradigmas, então citarei os roles que estão disponíveis para você até o momento, e como montar um paradigma considerável:

Commando: o role commando é um role que fará seu personagem dar ataques físicos e não elementais. A importância desse role durante uma luta está no seguinte - lembra da Chain Gauge? Então, ela vai carregando conforme várias sequências de golpes que o adversário recebe, com o golpe do commando, a barrinha laranja diminui com uma velocidade menor antes de entrar em Stagger Mode (se não lembrar o que é isso vá no tutorial de Chain Gauge acima), o que facilita muito as coisas e ajuda. Exemplo: se você precisar mudar de paradigma para um defensivo pra curar seus personagens, pelo menos a barrinha da Chain Gauge não acabará repentinamente, você terá tempo de voltar a um paradigma ofensivo pra continuar aumentando. Mais? Em Stagger Mode, quanto mais porrada o monstro levou de um commando, mais tempo a chain gauge demorará a acabar.

Ravager: o role ravager é um role que fará seu personagem dar ataques mágicos e elementais. Sua importância consiste basicamente em 2 fatores: monstros elementais (você mata com mais facilidade um monstro de fogo usando gelo, por exemplo) e principalmente para aumentar a chain gauge – ataques mágicos aumentam a barrinha mais rapidamente, porém faz também com que ela diminua mais rapidamente também, tanto quando está para entrar em stagger mode, quanto está em stagger mode. Ou seja, esse depende do Commando, e vici-versa.

Sentinel: até o momento apenas Snow terá esse role, que embora seja ruim inicialmente, ele se torna muito útil pra frente, e até útil agora se souber usá-lo. Esse role não ataca, não cura, só defende. Tenso né? Porém, quando enfrentar um boss muito poderoso, se o personagem estiver nesse role, ele já recebe 50% a menos de dano que o de comum, e se ele ainda usar alguma técnica de defesa, pode defender 75% do dano causado, ou até bloquear por inteiro. Dá para fazer muitas estratégias com essa role.

Medic: o role da cura. Não se iluda, nunca pense em deixar um paradigma “oficial” (o que você vai deixar de início sempre) com um healer. Você deve apelar pra colocar um paradigma assim quando necessário, caso contrário você perderá tempo com a chain gauge, perderá ranking (aquelas estrelinhas que aparecem depois de cada luta, que é baseada no tempo de luta, nível dos personagens e o monstro) e acaba perdendo a luta ainda por não atacar. O medic cura, futuramente poderá reviver um personagem que caiu e aperfeiçoar essas 2 habilidades, porque é o que eles podem fazer, e muito bem dependendo de quem realizar.

Bom, você deve tá se perguntando onde está o Synergist que o Hope tem. No momento não é útil, explicarei futuramente, junto com outro role que ainda vai surgir.

Grande parte do jogo você terá a Lightning como líder de grupo, e não poderá mudar os membros da equipe também. Então preste atenção no seguinte:

Light: Commando e Ravager.
Snow: Commando, Ravager e Sentinel.
Hope: Ravager, Synergist e Medic.
Vanille: Ravager e Medic.
Sazh: Ravager.

Perceba que de Commando você terá apenas 2 (aliás, a essa altura do jogo, Snow já deve ter deixado a party, então apenas um Commando) e Ravager todos! Enquanto a Light for líder, deixe-a de Commando sempre, e os outros de Ravager, o que lhe dará o Paradigma Relentless Assault, o que você mais usará no jogo. Haverá um dos 2 healers na equipe, se for a Vanille bem, se for o Hope tome cuidado porque o life desse muleque é baixíssimo, ele é uma auto-ameaça. Sazh é o grande inútil da vez, mas futuramente ele poderá aprender Commando e Synergist.

Acostumem-se com as siglas:
Commando = COM
Ravager = RAV
Sentinel = SEM
Medic = MED
Synergist = SYN
Saboteur = SAB

Alguns Paradigmas que recomendo que vocês sempre façam quando der:
Relentless Assault: COM/RAV/RAV. É o paradigma mais seguro de se encher a chain gauge, pois os RAVs atacarão o mesmo monstro que o COM atacar ou que o líder atacar.
Agression: COM/COM/RAV. Um dos melhores quando o monstro está em stagger mode, pois a maioria dos monstros recebem mais dano de ataques físicos do que mágicos.
Diversity: COM/RAV/MED. Use para normalizar HPs, mas sem perder tempo total com a chain gauge.
Tri-disaster: RAV/RAV/RAV. Use esse paradigma quando estiver ciente do que está fazendo. Ele encherá a chain gauge muito rapidamente, e vai fazer com que ela diminua rapidamente também. Use quando for vários inimigos e fracos para abatê-los de uma vez. Ou quando for um só grande inimigo, mas alternando de paradigma com o Relentless Assault.
De início acho que é isso ae, futuramente direi mais paradigmas!

Battle Technique Tutorial

Algumas habilidades que você for aprender com os personagens não vão para nenhum role, e sim para o menu Techniques durante o modo de batalha. O tutorial explica que pra realizar uma técnica é necessário Technique Points (TP), e que no máximo são 5 pontos, que são mostrados abaixo da barrinha de vida do líder (uma barrinha dourada). Para aumentar esses pontos existem 2 modos: matando o inimigo e ganhando estrelas de ranking (quantos mais estrelas, mais enche). No início você terá a técnica Libra, que revela os pontos fracos, magias, etc. dos inimigos (que pode ser visto depois apertando R1 na luta, durante a mesma). Por sinal, o tutorial é exibido contra o Alpha Behemoth (20000 HP). Behemoths são bichos da pesada, literalmente! Não deixe ele chegar aos 100% caso contrário os HPs da equipe estarão comprometidos. Posso dizer com segurança que nessa luta, se você conseguir entender os tutoriais acima, mudará para um paradigma de cura apenas uma vez, e vai matar o monstro antes de encher a chain gauge. Só pra ressaltar, você poderá usar equipamentos já, provavelmente tenha alguma arma pro Snow, Light ou Sazh, mais os acessórios, que servem para todos, é só escolher com cuidado em quem colocar.

Ao longo do capítulo aparecerão alguns monstros novos, dentre eles destaco o PSICOM Executioner (4050HP) e o Crusader (7290HP). O primeiro demora um pouco a encher por completo a chain gauge, então mate primeiro os outros inimigos pra depois sobrar apenas ele, você precisará curar a equipe com certeza. O Crusader tem muito life, mas enquanto estiver em Stagger Mode, não será problema. Ah, não se esqueça de usar a técnica libra neles, aliás, em todos os inimigos novos, pois assim não só você mas como seus aliados usarão o melhor ataque deles contra o adversário (lembrando que pra consultar informações do inimigo durante a batalha, aperte R1).

E o “boss” (porque ele é bem fraquinho) que fecha o capítulo é Garuda Interceptor (8000HP da primeira vez, que será muito fácil derrotá-lo, e no retorno 16200HP). Na segunda batalha, seus hits não vão tirar muito do life do inimigo, então preste atenção no HP de sua equipe, e na chain gauge do inimigo, porque quando esta encher, é a hora de atacar sem parar. Sugiro os paradigmas Relentless Assault, Tri-disaster e Diversity nessa luta. Quando derrotá-lo, Sazh aprenderá o role Synergist e a Vanille o role Saboteur, então vamos explicá-los:

Synergist: o role que dará buffs à sua equipe. Na equipe atual, Hope buffará com status defensivos, tipo Protect e Shell (defesa física e mágica), e Sazh ofensivo, tipo Bravery e Faith (ataque físico e mágico). No futuro ambos aprenderão os 2 tipos de buff, mas por muito tempo será assim, eles são úteis dependendo da luta.

Saboteur: o role sabotador, como diz o nome. Eles realizam os debuffs, os efeitos que os Synergistas dão à sua equipe, os saboteurs dão aos inimigos com efeito oposto, obviamente. A Vanille inicialmente terá debuffs anti-defensivos, como deprotect e defaith, o que aumenta respectivamente os danos recebidos de ataques físicos e mágicos. Sempre é útil isso, mas deve-se usar com cautela e paciência, porque nem sempre funciona.

Fim do capítulo, você já deve ter bastante potions, use em caso de emergência, caso contrário mude para um paradigma de cura. Alguns equipamentos que foram disposto para você são Pearlwing Staff (arma – Vanille), 2x Silver Bangle (recomendo colocar no Hope que tem menos HP), 1x Spark Ring, x2 Librascope (é bom usar quando não se tem TP para usar libra, é um item), algumas Phoenix Down, que serve a mesma regra pro potion, eu guardo pra boss, e 700gil. Não venda nada! A única coisa que está liberada pra vender no Shop é CREDIT CHIP.


Última edição por Vitinho em Sáb 15 Jan 2011, 11:01 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Vitinho
Vitinho
ModeradorModerador


Mensagens : 570
Pontos de Respeito : 936
Data de inscrição : 09/09/2010
Idade : 30

 Final Fantasy XIII (Detonado)  Vide
MensagemAssunto: Re: Final Fantasy XIII (Detonado)  Final Fantasy XIII (Detonado)  Icon_minitimeDom 26 Dez 2010, 9:03 pm

Capítulo IV

O capítulo inicia com Snow contra vários adversários, se você conseguir bater em cada adversário no momento que ele for te atacar (apertando triângulo pra cancelar a ATB), você não perderá muito HP e nem gastará com potion. A luta contra eles é fácil, mas depois disso é que vem A senhora luta: o primeiro Eldolon do jogo, as Shiva Sisters.

Eldolon Battle Tutorial

O Eldolon começará usando Doom em você, é uma contagem regressiva para que você morra. Mas quanto a isso, você não se preocupe, deve se preocupar é como encher a Gestalt Gauge do Eldolon (é uma barrinha que fica no Eldolon) para poder capturá-lo. É uma boa ideia usar Libra nele, para descobrir o que fazer para encher a barrinha mais facilmente (talvez seja necessário usar 1 ou 2x para mostrar todos os detalhes). No caso da Shiva, o melhor jeito de upar a barrinha é no modo Sentinel, principalmente quando ela estiver em ATB charging. Quando ela carregar a barrinha, soltará golpes fortes, e se você usar o Steelguard na hora certa, a barrinha aumenta bastante. Caso você seja impaciente, golpes que aumentam a chain gauge, tipo ravager, aumentam alguma coisa, mas não tanto quanto a defesa. Quando encher a barrinha, aperte quadrado que você vai conseguir capturar o Eldolon.
Obs: nem todos os Eldolons são assim, alguns podem não encher nada com paradigms defensivos.

Voltando ao resto da equipe, uma lutinha básica contra uns monstros fáceis, e depois a separação da equipe em 2 duplas: Sazh e Vanille; Light e Hope. Durante o percurso, vale citar um inimigo que é um tanto quanto chato de se lutar: o Pulsework Soldier (um soldado de “metal”). Se tiver de enfrentá-lo com a dupla Light-Hope, pode ser um pouco demorado, mas não difícil, o esquema é fazê-lo chegar ao stagger mode e deixar Light em Commando. Se for Sazh e Vanille pode ser mais difícil porque nenhum dos 2 tem a role Commando, então a chain gauge pode demorar a encher. Porém, a role SAB da Vanille é muito útil nessa situação, se você der um Deshell nele, os danos mágicos serão efetivos, e SYN com Sazh para dar Faith nele e na Vanille para aumentar ainda mais a força do ataque.

Aparecerá uma tela em algum momento do jogo dizendo que pode haver uma luta entre monstros, o que facilita você realizar um Preemptive Strike, mas tome cuidado, pois você deve avaliar a situação e averiguar qual monstro é melhor matar primeiro ou então deixar a luta entre eles rolar e você fortalecer a dupla com a role SYN e enfraquecer os monstros com SAB.

Você pode ter pego uma arma do Hope que aumenta sua Magic, eu equiparia se fosse você, pois agora deve estar se aproximando do boss Dreadnought (17940HP e 44850HP). Use libra para saber seus pontos fracos e fazer uso disso. Você lutará com Light, Sazh e Vanille. O monstro em si não é lá muito forte, é trabalhoso apenas. Faça um paradigma com os roles COM/SYN/SAB logo de início, para que Vanille enfraqueça o monsto com Deshell e Deprotect, Sazh use Faith e Bravery e Light batendo no monstro. Quando os debuffs e buffs estiverem prontos, fique trocando de paradigma Relentless Assault e Tri-disaster para encher a chain gauge. Detalhe: Steam Clean – quando Dreadnought usar isso, ele vai tirar todos os status negativos dele, então aproveite esse momento para atacar ou curar sua equipe, mas sem parar de atacar. A primeira luta provavelmente acabe sem problemas, mas a segunda vai demorar um pouco mais, e talvez seja necessário você entrar com COM/SYN/SAB novamente, porque os buffs de sua party devem estar para terminar. Mas o esquema é sempre deixar o boss com Deprotect e Deshell para tomar mais danos e perder tempo com o Steam Clean.

Ao terminar as lutas, Light aprenderá a role Medic e Sazh Commando. Daqui pra frente você jogará em duplas várias vezes, então eu sugiro que você upe Commando desses 2 personagens, e Ravager dos outros 2.
É preferível que você aumente primeiro essas roles, mas caso nenhuma delas tenha uma habilidade nova para aprender, pode mudar de ordem. Dê preferência, também, àquelas que no final tem “role level”, para você aumentar o nível de determinada role.

Ressaltando: sempre veja seus equipamentos para equipar o personagem de acordo com a situação, e abrirão mais slots para por mais equips conforme você for aumentando as roles.

Perto do fim, haverá mais uma Eldolon Battle, agora Light e Hope lutarão. Use libra, como de costume. Odin aumentará a Gestalt Gauge com ataques que aumente a chain gauge e quando se cura o aliado em perigo. Como seus ataques são muito fortes, comece o paradigma COM/SYN, enquanto você ataca com a Light, Hope buffará com protect e Shell, para diminuir os danos que Odin causará. Caso o life fique crítico durante o paradigma, mude para um outro MED/SYN, para que Light cure quem estiver com pouco HP (aumentando a Gestalt Gauge). Depois de tudo feito, vai atacando principalmente quando Odin usar o escudo, que será o momento que a aumentará muito a gestalt gauge. Alterne paradigmas com COM/RAV, RAV/RAV, MED/MED (caso o HP diminua nesse meio tempo), e aperte quadrado quando a gestalt gauge ficar cheia.

Depois de capturar Odin, na próxima luta aparecerá um tutorial para lutar junto ao seu Eldolon.

Gestalt Mode & Eldolon Tutorial

Para invocar Odin, você deverá controlar Light, pois apenas ela pode (cada personagem tem um Eldolon, e apenas eles podem invocar seus devidos Eldolons). Para isso, vá em Techniques > Summon, para realizar isso você gastará 3 TP. Quando o Eldolon entrar, você controlará o personagem normalmente, em dupla com o summon. Perceba que há uma barrinha rosa abaixo do nome do personagem e uma outra abaixo do Eldolon. A que está abaixo do personagem é o tempo que você poderá ficar em Gestalt Mode (GM), e a do Eldolon é o tempo dele em luta (chamada de SP), até ele sair (essa barrinha vai diminuindo constantemente pelo tempo e cada hit que Odin levar). O ideal é você apertar quadrado para entrar em GM quando a barrinha dessa estiver cheia ou quando a SP estiver para acabar. No GM você e seu Eldolon lutarão juntos com ataques poderosos, cada ataque consome um determinado número lá, que vai diminuindo até o Eldolon dar dismiss, e voltar à batalha normal.

Você ainda controlará Sazh e Vanille, mas nada de muito importante. Você conseguirá alguns itens agora e aproximadamente 600 gil.

Capítulo V

Neste capítulo, você controlará Light e Hope até o fim. Então eu sugiro alguns Paradigmas, os que eu geralmente uso com eles (ordem - Light/Hope):

Slash & Burn: COM/RAV – usar como inicial
Dual Casting: RAV/RAV – intercalar com o anterior nas lutas
War & Peace: COM/MED – restabelecer os HPs sem perder chain gauge
Double Dose: MED/MED – restabelecer os HPs quando o nível estiver crítico
Symbiosis: MED/SYN – usar contra inimigos tipo Behemoth, um buffa e o outro cura
Supersoldier: COM/SYN – intercalar com o anterior, caso não necessite curar o aliado

Durante o capítulo dá para ganhar muitos CP para upar os personagens, até upar ao máximo antes do boss. Mas até lá, você vai conseguir a arma Hawkeye (do Hope), que vai aumentar ainda mais sua magic, caso equipe. Os monstros ao longo do caminho não são difíceis, use Libra e já era. O único mais forte é o Feral Behemoth (23625 HP) – não confunda ele com o outro Behemoth, meio amarelado, o Feral é meio alaranjado nos detalhes – quando for lutar contra ele sozinho, pode começar com o paradigm Supersoldier para que o Hope buff e faça a luta mais justa, já que um golpe dele pode acabar com a dupla na hora. Caso tenha mais monstros, mate eles primeiro, e depois use a estratégia do Supersoldier. Em algum momento do percurso você pegará a Edged Carbine (arma da Light), você equipa se estiver de acordo com seu estilo de jogo.

Chegando no Boss, espero que você tenha chegado ao máximo com pelo menos 2 roles de cada personagem(COM e uma outra da Light, e RAV e SYN do Hope). Esse é o primeiro boss que começará dando problemas, pois seu HP é enorme – 129500 HP – e seus hits são avassaladores. Use libra (espero que já tenha se acostumado a usar) e inicie a luta com o Paradigma Supersoldier (por serem hits mortais, a defesa que o Hope pode dar será muito útil). Duas características devem ser ressaltadas desse monstro: uma, o golpe mais forte dele é o Efflorescence, que vai tirar no mínimo, com os buffs de defesa, metade de seu life. Quando ele usar, dependendo da situação, mude para o paradigma Double Dose, e se estiver em Stagger Mode, War & Peace para aproveitar a chance. E a outra característica, que é bem chata por sinal, é que o adversário muda seus pontos fracos: uma hora pode ser Thunder, outra pode ser Water. Se você estiver usando Auto-Battle tudo bem, mas caso esteja indo manualmente, deve ficar atento a isso. Por isso a importância do Hope estar no máximo com a role RAV, e se possível a Light também, para que tenham mais mágicas nessas horas.

Se você prefere um esquema técnico, aqui vai (ordem que provavelmente você usará para a luta):
COM/SYN
MED/SYN
COM/SYN
COM/RAV esse, junto
RAV/RAV com esse, intercalando para aumentar a chain gauge
COM/MED ou MED/MED
E volta o ciclo, caso os buffs terminem ou algum aliado morra.

Ao terminar a luta, o Crystarium vai expandir e você ganhará Tungsten Bangle, que dá 150HP.

Capítulo VI

E aqui vamos nós, com talvez a pior dupla do jogo: Sazh e Vanille. A única vantagem, se é que pode ser considerada assim, é que Sazh agora tem a role Commando (que na verdade, só vai ser útil quando ele usar Blitz, acertando vários inimigos ao mesmo tempo). Lembre-se que todos recebem CP, independentemente de ter lutado ou não, então verifique o Crystarium deles e gaste a vontade, você provavelmente tenha quase 6000 pontos para gastar. Recomendo que melhore o COM e RAV de imediato do Sazh, e da Vanille o RAV e MED (para aprender a habilidade Cura, que é muito útil).

Sem andar muito, você conseguirá 2 armas, as Procyons (do Sazh, que embora diminua os atributos de força e mágica, tem uma habilidade passiva de fazer com que os monstros em Stagger Mode não se recuperem tão rapidamente como de costume) e a Beladonna Wand (da Vanille, que diminui um pouco os atributos também, mas que é compensada por sua habilidade passiva que aumenta as chance de dar um Debuff sucedido).

Aparecerá uma mensagem sobre os monstros Scalebeast, dizendo para evitá-los. Siga esse conselho, evite mesmo, porque o tempo que você vai gastar para matá-lo com essa dupla é tempo perdido. Exceto uma luta, para pegar uma cápsula, daí você pode usar libra e saber porque ele é tão chato de matar, além dos 37125 HP. Mas se mesmo assim deseja lutar, tente já iniciar com Preemptive Strike, e com o paradigma inicial Tide & Turner (SAB/SYN), para aumentar seus ataques, e diminuir a resistência do inimigo, que é seu ponto forte. Quando estiver em Stagger Mode, aproveite o máximo para tirar HP dele, e quando ele regenerar sua carapaça, tenha paciência para encher a chain gauge, que demorará e muito.

Durante o percurso, chegará uma hora em que você poderá mudar o tempo, que consequentemente muda os monstros do ambiente. Siga mudando o tempo para avançar, porque monstros fortes podem aparecer em determinada parte (por exemplo: tempo ensolarado você encontrará um Wyvern, que é muito forte, e você não tem buffs de defesa para ajudar; por outro lado, em tempo chuvoso você pode encontrar o Scalebeast, o monstro citado anteriormente nesse capítulo). Durante esse percurso provavelmente tenha 2 ou 3 cápsulas para pegar apenas.

E no final, uma surpresinha: Entil (70200 HP) e Enki (75600). Antes de iniciar essa luta, recomendo que tenha aprendido as habilidades do Sazh de SYN, pois nessa luta elas são necessárias. Comece com SAB/SYN, você estará controlando a Vanille, então use Deshell e Deprotect em um dos 2, o qual você deseja matar primeiro, e Sazh usará uma de suas habilidades de SYN para dar uma força extra. Entil é fraco contra Water e Enki contra Thunder. Sazh usará Enthunder se você decidir matar Enki primeiro, que nada mais é que em qualquer hit que você der, tanto de COM, RAV ou SAB, os efeitos serão de Thunder. Os ataques deles são poderosos, então sempre mude para um paradigma de cura quando possível. O bom é que os 2 enquanto estiverem em Stagger Mode, demoram a voltar ao normal, e levam danos altíssimos (se Sazh estiver equipado com as Procyons, o tempo em stagger mode dos monstros vai ficar ainda maior).

Termina o capítulo com a derrota deles e com o Crystarium expandido.

Capítulo VII

Chegando em Pampolum, casa do Hope, você controlará ele e Lightning. As lutas contra os PSICOM soldiers não será problema, e você poderá melhorar os personagens no Crystarium com as CP adquiridas com Sazh e Vanille no outro capítulo. Tem 2 ou 3 cápsulas para se pegar antes de entrar numa “caverna”. Entrando lá, os inimigos não serão muito fortes, o Flanitor dá golpes físicos pesados, mas é caracterizado pelo poder Rescue, que cura o aliado. Se você conseguir deixá-lo em stagger mode não será problema, nem precisará curar a dupla. Já um outro é mais forte, o Lucidon (10080 HP), possui golpes muito fortes, tanto físicos quando mágicos, então o melhor a se fazer é buffar com Protect e Shell, para diminui o dano. A jogada é fazê-lo entrar em Stagger Mode e acabar com ele, é o único jeito, já que com a carapaça ele praticamente não recebe dano. Pegará mais umas 3 cápsulas, dentro de uma delas terá o Warding Talisman que talvez seja útil para você.

Quando se encontrar com Snow, haverá uma luta junto a Shiva, que será muito fácil. Depois da luta, serão formadas 2 duplas, a do momento é Snow e Hope. Se abrir o Crystarium agora, verá que Snow tem ponto de sobra: upe ao máximo os roles Commando e Sentinel, e o que sobrar joga no Ravager. As lutas que enfrentará com essa luta são fáceis, o problema é que são numerosos os inimigos em cada luta, então será necessário você começar a usar o role Sentinel do Snow, para que ele chame a atenção dos inimigos para si, enquanto Hope cura, buffa, ou ataca os inimigos. Fica explícito nesse caso que o Sentinel é importante para proteger a party em momentos de dificuldade (Hope – HP muito baixo por si só), então sugiro alguns paradigmas possíveis nesse caso com o Sentinel: combine SEN/MED, SEN/SYN, SEN/RAV COM/RAV, RAV/RAV e COM/MED. São os melhores nessa parte do jogo.

O inimigo mais forte até aí será o PSICOM Warlord (22680 HP), que possui ataques pesados e rápidos. Só que ele nunca estará sozinho, então mate os outros primeiro e deixe-o por último, e de preferência com buffs Protect e Shell, caso contrário estará pedindo para morrer. Jogada de sempre: stagger mode, arrebenta o adversário!

Já com a outra dupla, Fang e Light, você poderá melhorar no Crystarium um pouco mais as habilidades (recomendo upar COM e SAB da Fang primeiro). Ela possui 3 roles, COM/SEN/SAB, e sua força física é muito alta, já que não tem roles mágicos como RAV e MED. Pode criar paradigmas com roles COM/COM, COM/RAV, COM/MED, SEN/MED, SEN/COM ou SEN/RAV, você que escolhe. Nenhum inimigo em especial, são todos fracos para essa dupla. Dá para pegar o equip Shaman’s Mark em alguma cápsula.

Voltando à primeira dupla, você poderá pegar mais itens, melhorar skills no Crystarium (sugiro você aprender algumas novas habilidades do Hope de SYN), e aparecerão mais 2 inimigos um pouco mais fortes: Falco Velocycle, um tipo de moto, que tem 14700HP, um life baixo até, mas com uma resistência muito alta. Seus golpes são fortes, em especial um que pode te matar direto. Para lutar contra ele, buffs de defesa e, principalmente, fazer Snow provocar a moto para chamar o golpe para ele, porque se Hope receber o golpe ele cairá, e você ficará em apuros, ou apelar pra Phoenix Down, mas tente evitar usar quando não for boss. Um outro inimigo que vai aparecer sempre também é o PSICOM Aerial Sniper (7350 HP), que é rápido apenas, mas é melhor buffar com Protect pelo menos para garantir não perder tempo pra curar.

A essa altura, você terá adquirido 2 armas, Paladin (Snow, que tem skill passiva de Sentinel, mas diminui força) e Vidofnir (Hope, fica a seu critério equipar ou não).
E agora enfrentará um outro boss, que é fácil, só precisa acertar a hora de mudar de paradigmas!

Boss: Ushumgal Subjugator (126000 HP)
HP alto como pode ver, ataque preferido é de magia (fire) mas pode dar ataques físicos também. Para resolver isso, 3 coisas: as 2 que você já viu, Protect e Shell, a 3ª depende de sua evolução com o Hope na role SYN, se ele aprendeu BARFIRE, os danos mágicos de fogo serão quase nulos, ou seja, 3 buffs, 2 personagens, então 6 buffs, espere a dupla ter todos os status.
Enquanto o Hope buffa, use Snow para provocar o inimigo na role Sentinel, e receber os danos minimizados. Depois restabeleça os HPs da party, e parte para o ataque. Não há segrego! Em dado momento da luta o boss usará Overdrive, que é meio que tudo ou nada para ele: ele vai se beneficiar com Bravery, caso ele ataque Hope com um ataque físico, ele vai ficar com um life em nível crítico, mas ele faz auto-debuff, invocando Deprotect e Deshell nele mesmo, o que aumentará os danos causados nele: é nesse momento que você ganha de vez ou perde, depende de como você vai lutar.

Controlando a Fang e Light, você pegará a Gae Bolg (arma da Fang) e Axis Blade (arma da Light), e enfrentarão inimigos fáceis, a não ser um tal de Lodestar Behemoth (37800 HP) que é bem chatinho de matar, e o CP que ele dá não compensa a luta, se puder evitar. Caso queira a luta, a única coisa que você poderá usar nele como SAB é Slow, mas seus ataques ainda continuarão devastadores. Ele pode mudar de forma, ficando de pé, que aumenta ainda mais seu ataque. Geralmente lutas contra Behemoths você não chega a deixá-lo em Stagger Mode, ou ele te mata antes ou morre.

Voltando à outra dupla, você enfrentará Ushumgal Subjugator de novo, agora com 378000 HP, só que agora apenas com o Hope. Vá usando Auto-Battle e curando quando perder life até Fang e Light chegar. Quando os 3 tiverem em campo, Protect e Shell, Slow no boss, e a Light curando enquanto os outros 2 fazem isso, se já tiver um paradigma assim (acho que é Evened Odds). O Boss será fácil contra esses 3, não terá problemas. Depois da luta, utilize toda a CP nos membros da equipe.

Na casa de Hope terá uns carinhas chatos de se matar, mas fáceis. Eu devo lhe informar que essa é a primeira parte que dá pra gerar “Gil” no jogo. Cada monstro desse dropa Credit Chip e Incentive Chip, não sempre, às vezes. Se você tiver saco para ficar lutando, aproveite, cada item que falei dá respectivamente 500 e 2500 Gil.

Agora virá um boss dá pesada, literalmente. Ajuste seus paradigmas, eu aconselho deixar um Diversity (com Light RAV e Hope MED), Relentless Assault, Evened Odds (pra começar a partida), Agression, e outros 2 de sua vontade. Ele é “dividido” em 5 partes:
- Havoc Skytank (441000 HP, é a parte central do boss, deixe por último);
- Portside Turret e Startboard Turret (cada parte 10710 HP, comece atacando um deles, e depois destrua a outra parte);
- Portside Hull e Startside Hull (cada parte 12600 HP, escolha um deles, e depois ataque a outra).

A jogada é você ter Protect e Shell do inicio ao fim, e ao invés de usar Libra, que revela informações de um só inimigo, use o item Librascope que revela informações dos inimigos ao redor também, com isso você terá pelo menos informação de 3 das 5 partes, o que já ajuda.
Os Commandos só usaram Ruin, então não é uma boa usar Agression para lutar, só no final. O Paradigma que você mais utilizará será Diversity, porque enquanto os 5 atacam, o Hope vai curando e as mulheres da party vão atacando as partes. Quando derrotar 4 das 5 partes, você não precisará utilizar muito o Diversity, só em casos extremos. O Havoc Skytank provavelmente terá perdido mais da metade do life derrotando as outras partes, então encher sua chain gauge não será problema, e quando ele estiver em Stagger Mode, use Agression, que Ruin acaba tirando mais do que magias elementares. Seu Crystarium será expandido!
Ir para o topo Ir para baixo
Vitinho
Vitinho
ModeradorModerador


Mensagens : 570
Pontos de Respeito : 936
Data de inscrição : 09/09/2010
Idade : 30

 Final Fantasy XIII (Detonado)  Vide
MensagemAssunto: Re: Final Fantasy XIII (Detonado)  Final Fantasy XIII (Detonado)  Icon_minitimeDom 26 Dez 2010, 9:10 pm

Capítulo VIII

A dupla sensação do jogo, Sazh e Vanille, agora terão muita CP para poder upar. O que eu aconselho é você upar o Sazh no modo SYN até a habilidade Haste, quem joga Final Fantasy deve estar familiarizado com esse spell, aqui ele acelerá a velocidade que sua ATB aumenta, fazendo seus personagens (que estiverem com Haste claro) terem mais “turnos”. Depois disso, aumente COM ou RAV, o que for de sua preferência, não compensa encher o SYN por completo agora. Com a Vanille é bom você aprender algo interessante com SAB, se for interessante upar tudo em SAB, upe, mas veja na role MED se tem alguma técnica interessante aprender também. Eu recomendo aprenderem o que for importante, parar, e aprender o resto de RAV, pois mais técnicas dessa role compensará futuramente.

Controlando até a parte em que o pequeno Chocobo resolve brincar, ele se esconderá entre as ovelhas, depois no carrinho, ai segue para a fonte e por último ele está em algum chocobo. Você pegará alguns itens tipo Star Pendant, Spica Defenders (Sazh – arma), Guardian Amulet e Healer’s Staff (arma da Vanille).

O paradigma Tide & Turner, deixe-o como “titular” quando for enfrentar inimigos fortes, ou muitos. Caso contrário deixe o Sazh só de SYN para usar Haste nele e na Vanille e já muda de paradigma.

Um boss, Midlight Reaper (100800 HP), não será problema com o paradigma Tide & Turner, você buffa com Haste, Faith, Vigilance e Bravery no Sazh, e a Vanille vai debuffando com o que der, principalmente Imperil. Se o Sazh aprender Enfrost, ele usará Enfrost no modo SYN, causará danos de gelo, é muito bom contra esse boss. O HP é grande, mas o adversário não é forte.

Depois do boss mais um Eldolon, o do Sazh – Brynhildr. A Gestalt Gauge aumenta quando você fortalece os aliados (SYN role) e dá golpes que aumentem a chain gauge. Uma característica desse Eldolon é que ele dá vários ataques seguidos, então se tiver com um life baixo e ele resolver da uma seqüência de golpes, o personagem vai cair... Fora isso, nada complicado! Sazh ganhará um ATB conquistando o Eldolon.

Capítulo IX

Controlando a Light, Hope e Fang, vocês estarão numa nave, lutas muito fáceis até então. Em dado momento é possível pegar a arma da Light Lifesaber. Em um lugar dentro da nave, quando você conhecer o PSICOM Huntress e o Viking (11960 e 140976 HP respectivamente), é um bom momento pra você ficar lutando para ganhar CP, cada luta dá em média 500 CP, então dá para perder um bom tempo. No Crystarium, seria bom você aprender Dispel com a Fang porque isso ajuda na luta contra o Huntress, tirando os buffs que eles se dão.

Você controlará por um tempo, intercalando com a primeira equipe, Sazh e Vanille, por isso importante upar bastante com a primeira equipe. É possível pegar Royal Armlet com a dupla, é um item raro, que aumenta 5% de defesa contra ataques físicos e mágicos, e quando melhorado pode aumentar ao máximo 15%, é bastante útil (terá 2 ou 3 desse item ao longo do jogo).

O capítulo é meio longo, mas não tem muitos monstros complicados, mais para frente aparecerá o Thormadon (43200 HP), ele é aquele “porco espinho” gigante, só que mais forte claro. Ou você buffa sua defesa pra não morrer, ou buffa o ataque pra acabar rapidamente com a partida, depende da ocasião e equipe que estiver controlando.

O Boss é Kalavinka Striker. Sua primeira aparição, com 108000 HP, não será problema, hope usando Protect, Shell e Barthunder resolve os problemas; Light de Commando e Fang de Saboteur para enfraquecer o oponente. Depois um Relentless Assault e em stagger mode, um Agression, resolvem seu problema. Aparecerá uma animação, com o encontro dos 6 membros novamente. Novamente a luta contra o Kalavinka, agora com 122400 HP, o esquema é o mesmo, só que agora ele liberará uns golpes um pouco mais poderosos. Para esse boss eu sugiro paradigmas como:

COM/SYN/SAB (inicial) [legenda: Light, Hope e Fang, a ordem]
RAV/RAV/COM
COM/RAV/COM
MED/MED/SEN (caso ainda não tenha segurança na luta)
RAV/MED/COM
COM/MED/COM (caso esteja com pouco life, mas o oponente em stagger mode)

Depois das animações, um tutorial.

Team Tutorial

De agora em diante você poderá colocar os membros que quiser para formar sua party, por enquanto a líder será a Light, sem poder mexê-la. Pense bem como “construir” sua party, já que se pegar personagens com características fortes iguais (Snow, Fang e Light, como COM por exemplo), seus defeitos (no caso apenas um tem MED, e que não é muito bom) podem prejudicar durante a luta. Como a Light é líder insubstituível, então de garantia você tem um COM e um RAV, e MED em últimos casos. Recomendo nessa parte colocar um buffer (Sazh de preferência, já que ele tem Haste e buffs ofensivos) e um healer (nesse caso, se colocar o Hope sua equipe ficará muito forte ofensivamente e defensivamente, já que ele além de MED é SYN também; se colocar a Vanille ela poderá debuffar, o que enfraquece os adversários, aumentando ainda mais o poder ofensivo, diminuindo um pouco a defesa por outro lado). A formação do time cabe a você fazer, estou apenas sugerindo, e futuramente detalharei um pouco mais sobre cada personagem.

Nessa parte do jogo, o cenário é grande: cada “quadrado” abre uma ou mais passagens para o lado/frente/trás. Cada “quadrado” tem um tipo de inimigo, você pode mudar sua equipe a vontade para determinado tipo de batalha, e testar paradigmas também!

Alguns itens possíveis de se pegar, e que merecem destaque, são: 2x Rune Bracelet, Umbra (arma – Snow), Gold Bangle (aumenta bastante o HP, bom para o Hope principalmente, se ele for da equipe).

Se estiver familiarizado com as lutas, prossiga, caso contrário eu recomendo continuar experimentando novos times e paradigmas, porque o Boss é fácil pra quem tiver dominado totalmente o esquema de luta e habilidades dentro dela, caso contrário torna-se algo impossível. Não tenha receio de voltar, já que a esse ponto, espero que você já tenha o Crystarium completo de cada personagem.

O próximo Boss, importante personagem do jogo, é Barthandelus. Ele em si possui 5 partes: a cabeça (462000 HP) e 4 outros “braços“, cada um com 50400 HP. O esquema é você destruir os braços, pois cada um solta um tipo de elemento diferente, que se fortalece cada vez mais. Quando eles começarem a usar elementos no nível ...ga (firaga, blizzaga, waterga...) você estará encrencado, evite chegar a esse estágio. O mais importante nessa luta é justamente a party que você vai escalar: uma defensiva, ofensiva, mediana? Selecione a que melhor se adequou!

Para lhe ajudar, posso dizer que um MEDIC é indispensável, além da Light claro. Se quer garantir rapidez, Sazh na luta para usar haste, e de bônus ainda pode ser COM ou RAV; para garantir sua defesa escale o Hope, e de bônus já terá o healer; se quer enfraquecer o oponente escale Fang ou Vanille, a primeira terá COM e SEN, embora o sentinela não atraia os golpes nessa luta, e a segunda pode ser healer também. Nessa luta eu descartaria o Snow, o papel dele a Lightning pode fazer tranquilamente. A luta é demorada, e quando Barthandelus começar a demorar a atacar, é porque seu golpe será muito forte, então certifique-se de defender, healar, ou acabar logo com ele!

Ao exterminá-lo, o Crystarium vai aumentar, e agora começa a ficar um pouco mais difícil de ganhar CP, cada habilidade precisará de 6000CP aproximadamente. E assim, encerra-se o capítulo 9!

Capítulo X

Role Development Tutorial

Depois da luta contra um Pulsework Knight, aparecerá esse tutorial, dizendo que você poderá aprender todas as roles com todos os personagens, mas acredite, não é viável agora. Gastam muita CP para poucos atributos... Melhora as roles que cada personagem já tinha antes.

Daqui pra frente não falarei muito de monstros, apenas os mais complicados de se matar, mas aqui vai um resumo de como são os monstros:

Monstros elementares: use libra sempre, e Ravager contribuirá bastante para matá-lo. Em stagger mode, esses monstros geralmente recebem muito dano de Commandos, até mais do que o próprio Ravager. Uma boa tática é, falando de debuffs, usar Deprotect para ter um COM e Deshell para a magia causa um dano absurdo. Imperil pode ser útil, caso alguém da party tenha buffs En- (enfire, enfrost...) para buffar a equipe.

Monstros de alta defesa: os de carapaça e aqueles “soldados mecanizados” são duros de matar, e ainda possuem ataque físico bastante alto. Deprotect sem dúvida auxilia na luta, Deshell para aumentar a chain gauge mais rapidamente com os RAVs. O caso do Imperil aplica-se nesse caso também.

Monstros de ataque rápido: podem ser fracos, mas por atacarem muitas vezes, pode causar uma perda de ação de um dos seus personagens (no caso, um attack por exemplo seria interrompido no meio do caminho) diversas vezes. Slow ajuda, mas é difícil pegar neles, então é ter paciência, ou apelar pra Haste, e tentar um combate de igual pra igual.

Mescla de monstros: podem ter os 3 citados acima numa mesma luta, sempre mate o mais fraco, e de preferência o mais rápido, que vai te fazer perder tempo e abrir espaço pros mais fortes atacarem. Defesa nesse caso é fundamental, Hope na equipe sem dúvida.

A esse ponto, você poderá montar a party como bem entender, então falarei um pouco sobre os personagens. Cada personagem tem uma “dupla” no quesito atributos. Fang e Snow possuem alta força física, além de defesa da role SEN ; Hope e Vanille possuem alta força mágica, além de ser healers; Sazh e Light são medianos, embora o Sazh tenha ambas as forças muito baixas, mas é SYN por outro lado.

Daqui pra frente você terá de dominar as roles de cada personagem muito bem. Com o Sazh é importante o Haste, e aumentar a role SYN porque a cada nível que aumenta, o tempo que os buffs duram fica maiores também, isso serve para o Hope, Vanille e Fang nas roles de SAB. Futuramente, Hope poderá aprender Haste, ai dependendo de seu estilo de jogo isso pode ser útil. Na role de MEDIC 3 habilidades são úteis: Curasa, Curaja e Esuna. A primeira restaura o life de acordo com a quantidade de dano recebida dos últimos golpes de um personagem; curaja a mesma coisa só que no mesmo estilo da Cura, serve para todos; e Esuna cura status negativos dos seus personagens. De SYN, todas as habilidade praticamente são importantes, e futuramente Sazh e Hope poderão aprender tudo. De SAB, todas as habilidades de SYN estarão disponíveis, com efeito negativo para o oponente claro, e mais algumas também.

O único oponente bastante forte do capítulo é Greater Behemoth, mas como todos os outros behemoths, são no mesmo esquema: MED e SYN (de defesa principalmente) são necessários. Ele possui 75500HP, não é difícil, mas possui ataques poderosos. Alguns itens que são possíveis pegar: Alicanto e Feymark, são armas.

O boss do capítulo, Raines (226800HP), joga de acordo com seu paradigma, por exemplo: se estiver de SAB, ele usará técnicas para poder se livrar dos status; se você estiver de SYN para aumentar a força de sua party, ele dará uma de SAB ou então dará um golpe poderoso que reseta seus status e o força a healar. Se tiver de MED, ele dará combos, para que você perca tempo. Então o esquema é ter paradigmas diversos, e não semelhantes, para poder se lidar com cada situação. Caso esteja despreparado, faça um time com os 2 healers, ou um healer mais a Light pra quebrar um galho, ou até mesmo os 3 healers possíveis, mas aconselho ter Haste (logo, Sazh) nas lutas, pode ser bem útil. Ao vencer o oponente, o crystarium vai aumentar, e ficará ainda mais difícil upar seus personagens.

Pra finalizar, aparecerá um novo Eldolon: Bahamuth, talvez o melhor do jogo, que é da Fang. A luta será com Fang, Light e Vanille. Para aumentar a gestalt, Bahamuth tem bônus para aqueles que defenderem os ataques massacrantes e os vários ataques rápidos dele; curar aquele que está precisando; e, no caso, SAB nele, com a Vanille. Pegando o Eldolon, Fang adquire mais uma ATB.

Capítulo XI

Pra começar bem o capítulo, Hope poderá adquirir seu Eldolon bem no início: Alexander. A luta será com ele, Light e Fang. Alexander aumenta sua Gestalt com ataques de RAV que aumentem a Chain gauge; curando os que precisam; defendendo ataques fortes.

Poderá adquirir também a arma Hauteclaire, da Light. Você pode perceber que as lutas agora ficaram repentinamente num nível bem difícil, e realmente estão, terá problemas para ganhar CP.

O monstro mais complicado de se bater agora será o Behemoth King (487620 HP), justamente por não ter HP alto e nem força/magia, então evite lutar contra ele, será perda de tempo, a CP que ele dá não vale uma luta intensa.

Cie’th Stone Tutorial

A partir de agora você poderá fazer missões para esses “Cie’th” que não conseguiram completar seu foco. São 64 missões, divididas em classes, cada uma com certa dificuldade. Recomendo deixar essas missões para frente, depois de fechar o jogo. Haverá um tutorial só para as missões após a parte dos capítulos!

Continuando, um “side-boss”, Juggernaut (1584000 HP) estará à sua espera na caverna que vai entrar, em um canto isolado. Não há como vencer essa luta sem a Vanille, pois o monstro possui uma defesa absurda, e você precisa quebrá-la. Ela é healer também, mas acho que outro seria uma boa, provavelmente o Hope, que pode buffar a defesa também. Eu recomendo para essa luta Sazh, Vanille e Hope. Sazh pode ser o COM do time, além de buffar o ataque também! A luta pode ser demorada, pois Juggernaut tem Steam Clean, isso significa que ele pode se livrar de todos os status negativos que possui, obrigando você a debuffar de novo.

Daí em diante, terá oponentes aquáticos, darão muito trabalho, mas dá para ganhar bastante CP nessa parte! Recomendo jogar até aumentar nível de uma ou 2 roles com cada personagem. Quando sair dessa caverna, Vanille lutará para conquistar o eldolon Hecaloncheif, junto com a Fang. Muito difícil a batalha, os SABs da Fang não surtem efeito no eldolon, então com ela você só poderá usar SEN e COM. Para aumentar a gestalt, curar o ferido, debuffar (os SABs da Vanille funcionam) e aumentar a chain gauge.

Você entrará num lugar que é tipo uma “torre” (Taejin’s Tower), mas antes de entrar, haverá uma Cie’th Stone do lado de fora, que é “especial”: algumas Cie’th Stones, após completadas suas missões, viram um tipo de teleport point. Ela pode teleportar os personagens para um lugar que também tenha uma Cie’th Stone desse tipo, e que tenha sua missão completa. A missão dessa não é difícil, é matar uns Goblins, faça essa missão e já garanta um teleport point. Dentro da torre, algumas missões serão obrigatórias para passar (21,22,23,24,25,26). Confira na parte das Cie’th missions como passar caso tenha problemas. Quando passar todas as missões, você subirá para a superfície, e enfrentará o monstro das animações, Dahaka (2314800 HP). Ele em sim é fraco, Deprotect e Deshell são fáceis de atingi-lo. Ele pode surpreender com algum golpe, mas não vai chegar a matar, caso você esteja num nível razoável com os personagens. Quando matá-lo, haverá uma estátua na superfície, procure-a, e toque-a. O “elevador” vai aparecer, pegue-o, e desça, para liberar todos os andares pro elevador central, depois disso continue o caminho até Oerba Village.

Em Oerba, terá uma Cie’th Stone com teleport point também, faça-a. Se você entrar em todas as casas, encontrará Bhakti, um amigo de Vanille, só que ele parou de funcionar. Você deverá juntar 5 equipamentos para repará-lo. 2 deles estão por perto, um perto de uns monstros que você enfrentou perto de uma rampa; outro equipamento está dentro da primeira casa perto da tal rampa. Um equipamento você pegará matando um monstro. Outro estará numa casa que está no lago, você deverá entrar, matar uns monstros e pegar e o último está mais para frente, num lugar coberto de neve. Quando você voltar para Bhakti, ele te dará uns itens e dicas, mas por enquanto elas não serão importantes, já que serão mencionadas no detonado.

Você enfrentará novamente Barthandelus (3307500 HP). Nessa forma, ele pode tirar os status dele e os da sua equipe, além de causar danos monstruosos. De debuff, apenas Deprotect, Deshell e Imperil funcionam. Se SAB da Fang estiver evoluído, você pode preferir tê-la na equipe para isso; um healer é o suficiente, mas caso queira 2 pra se prevenir, pode ser a Lightning até. A luta pode demorar, pois durante a luta ele vai se transformando, e cada transformação ele adquire um novo golpe. Para encher sua chain gauge não requer muito, mas para aproveitá-la o melhor é firmar deprotect e deshell nele, para causar bastante dano.

Quando matá-lo, seu crystarium vai aumentar ainda mais, quase no final já. Daqui em diante haverá muitas cápsulas com armas, nesse capítulo teve a Simurgh, Heavenly Axis e a Taming Pole. Assim encerra o capítulo, o antepenúltimo do jogo.
Ir para o topo Ir para baixo
Vitinho
Vitinho
ModeradorModerador


Mensagens : 570
Pontos de Respeito : 936
Data de inscrição : 09/09/2010
Idade : 30

 Final Fantasy XIII (Detonado)  Vide
MensagemAssunto: Re: Final Fantasy XIII (Detonado)  Final Fantasy XIII (Detonado)  Icon_minitimeDom 26 Dez 2010, 9:14 pm

Capítulo XII

Muitos monstros chatos de se matarem estarão nesse capítulo, o principal é o Adamanchelid, um daqueles gigantes que você viu em Gran Pulse e que provavelmente não conseguiu matar. Pois é, agora um deles você será obrigado a matar, e será chato, até para quem está bem desenvolvido com os personagens. Se quiser, use alguns shrouds, o Fortisol e Aegisol, e tente já encher a chain gauge dele, porque um hit dele pode significar game over pra você, dependendo da formação do time. Coloque alguém com bastante HP de líder (tipo Snow, Fang ou Sazh) e se precisar, Sentinels.

O capítulo não é comprido, terá 2 boss (que por sinal são o mesmo). Sua primeira aparição, The Proudclad terá 1530000 HP, e ele é imune a todos os status, ou seja, nem tente usar SAB nele, nem mesmo a habilidade Dispel, que ele também é imune! O que você tem que fazer é buffar defesa/ataque e curar a equipe quando ele começar a golpear. Será longa a luta, ele vai restaurar seus HP e colocar uns buffs nele mesmo.

Na segunda batalha, seu HP será de 3570000 HP, um pouco mais difícil que o anterior, já que agora ele pode mudar para 2 formas: anihilator mode (a que ele usa golpes que atingem todos e tira bastante vida) e a aerial defense (apesar do nome, chega até ser mais ofensivo que o primeiro, seus golpes são rápidos, mas não tiram tanto HP, só quando ele estiver perto de mudar de forma novamente, que ele dispara milhares de tiros sem parar, se não tiver com a defesa em alta, pode morrer facilmente). Em dado momento da luta, ele vai recuperar todo seu HP, buffará com Haste, Bravery e Faith, porém se dará também o efeito de Deprotect e Deshell nele mesmo. Não pense que isso é muito bom, já que com Haste ele atacará muito mais, e com as outras 2 habilidades seus ataques serão ainda mais fortes. Recomendo ter Hope e Vanille nessa luta para garantir que seu HP não esgote, já que a luta é longa. Na segunda batalha você conseguirá o item Royal Armlet, item defensivo bastante útil.

Armas que você poderá adquirir durante o capítulo: Lionheart, Rebel Heart, Punisher, Antares Deluxes, Mistilteinn

Capítulo XIII

Último capítulo do jogo!

Para este capítulo, ficaram os monstros mais chatos de se matar, não mais difíceis, e sim chatos (se você pegar a manha de como matar, ficará fácil, pois um erro pode te deixar em situação desesperadora e acabar com a luta). Megrim Thresher (1017000 HP), apesar do tamanho tanto físico como no HP, ele não é difícil de se matar, é quase vulnerável a todos os status, e é fraco contra gelo, água e vento. Outro monstrinho que merece destaque nessa parte é o Dagonite (203400 HP), em si ele é fraco, mas pode se buffar com Haste, Bravery, Protect e Faith, e combinando isso com o ataque Rush, que derruba tudo que estiver a sua frente, se torna o monstro mais chato de se matar do capítulo. Dispel é uma necessidade contra esse carinha, Fang e Vanille possuem essa habilidade como SAB, e ele é vulnerável contra eletricidade.

Os primeiros boss do capítulo você já deve ter lutado contra anteriormente, com uma versão mais enfraquecida (com Sazh e Vanille). Eles são Jabberwooky (678000 HP) e Bandersnatch (254250 HP). O primeiro apesar do HP gigante é mais fácil de se matar, já que sua resistência contra magia é fraca, embora seus ataques mágicos sejam fortes. O segundo tem um bom ataque físico e é resistente contra magias, não imune, mas reduz e muito os danos mágicos, então deixe ele pra depois de matar o outro.

O Sanctum Templar (565000 HP) reduz pela metade os danos mágicos, e possui característico os danos de raio. Ele é bastante vulnerável contra debuffs, então aproveite. O interessante desse monstro é o Rare Drop dele – Perovskite. Esse componente é caro para se comprar, e difícil de se conseguir, se tiver paciência de lutar várias vezes contra esse carinha a fim de pegar esse item, é bastante aconselhável que se pegue agora antes de zerar o jogo.

O segundo boss é Wladislaus (734500 HP). Essa luta não chegará em um stagger mode, já que para isso você teria que enxer aquela barrinha até 999,99%. Seus ataques físicos são muito fortes, então Protect é obrigação nessa luta. 3 golpes dele pode ser KO! Apesar do ataque, ele é fraco contra magias, e pode dar um tipo de Dispel nos seus personagens tirando 2 status e causar danos, então é interessante ter um SEN na equipe para chamar esses ataques.

Depois do segundo boss, haverá inimigos citados anteriormente e até os primeiros bosses, só que numa luta normal. Cada luta dará em média 32000CP, caso queira upar um pouco seus personagens. Antes de enfrentar o terceiro boss, você pode enfrentar 3 Templars ao mesmo tempo, pra tentar pegar os Rare Drops caso queira.

O terceiro boss é Tiamat Eliminator (3825000 HP). Ele reduz pela metade todos os danos e é imune a todos os status em sua forma inicial. Além do mais, ele pode usar Overdrive, deixando-o com Haste, Bravery, Protect e Faith. Seus ataques anulam buffs, ou seja, vai ter uma hora que buffar sua equipe será inútil. O esquema consiste em você batê-lo antes dele usar Overdrive e quando ele mudar de forma, que ficará vulnerável a Imperil, Deprotect e Deshell, em compensação nessa forma é impossível lutar com buffs, na outra forma ainda era possível, mas agora não, todos os seus ataques tem 100% de chance de tirar buffs. O ataque elementar dele é o gelo.

Depois de enfrentar os 3 bosses, você vai para a parte final do jogo, dentro de Orphan. Sua última luta contra Barthandelus (5227500 HP) acontecerá primeiro. Ele reduz pela metade os ataques mágicos, mas com Imperil a resistência volta ao normal. Ainda, é possível aplicar Slow, Deshell e Deprotect nele, então a luta não é difícil, só tomar cuidado quando ele usar Ultima, que pode até matar seus personagens dependendo de quanto HP eles tiverem na hora.

Você conhecerá o Orphan agora, criatura chata de se lutar. Com 6780000HP e sua resistência ser normal, ele vaicomeçar usando o poder do julgamento, com a espada, que o obrigará a curar a equipe imediatamente, caso contrário no próximo golpe ele matará todos. Eu recomendo fortemente que você utilize o Hope, Fang e Vanille nessa luta, porque terá 2 MEDs, 2 SABs e o COM de costume, além de SEN de bônus. Orphan é vulnerável a praticamente tudo, então aproveite a Fang em SAB para debuffar o inimigo, Vanille de MED e Hope de SYN para ir buffando a equipe o máximo possível, porque será importante futuramente.

Outra coisa que é importante é você tentar encher a chain gauge rapidamente de primeira para não deixá-lo usar os golpes massacrantes logo de cara. Em Stagger, faça o maior dano possível! Quando voltar ao normal, ele se recuperará de alguns status e começará a usar golpes fracos que tiram os status de sua equipe, por isso anteriormente a necessidade de buffar o máximo possível, pra atrasá-lo agora. Recomendo ter algum paradigma em que o Hope continue de SYN para atrasar ainda mais o Orphan, e os outros dois personagens atacar Orphan (Enfire na arma do COM pode ser útil, para aumentar ainda mais os danos). A luta fica nesse esquema, se você permitir ele tirar todos os status da sua equipe você ficará em apuros porque ele começará com debuffs até você não conseguir agir mais.

Se você passou por esse Orphan, agora lhe resta sua nova versão, muito mais fraca, só para dar sentido à história do jogo (de que os humanos são seres “ilimitados”, dito pelo Orphan, então ele teria que ser fraco agora). Ele terá 3390000HP, nas mesmas condições de resistência anteriormente, só que ele usará Doom no seu leader! Ele é resistente contra ataques físicos, então deixe seu time com um COM apenas, para utilizá-lo em Stagger Mode, onde a resistência não existe mais. Fang seria uma boa para ele ser SAB e os outros 2 RAVs, ou então Snow ou Light porque possuem a role de RAV já.

Ao matar todos, aproveite a parte final do jogo. Seu Crystarium chegará ao limite para você terminar as sidequests em Gran Pulse.

Cie’th Missions

Bom, para realizar essas missões eu recomendo que você já tenha fechado o jogo, para liberar todo o Crystarium, já que algumas missões são tão difíceis que até pra quem já tenha chegado ao limite fica difícil de passar.

Antes de começar a falar das missões, algumas recomendações: passe as missões, e se possível já com 5 estrelas para não ter de refazê-las, embora algumas sejam muito “impossíveis”; as missões de teleport point são importantes para evitar ficar andando grandes percursos, essas Cie’th são as missões 4, 6, 8, 9, 17, 18, 19, 20, 28 e 31; algumas missões dão itens importantes, as que derem tais itens serão colocadas no tutorial em itálico e sublinhado; os locais da missão são marcados com uma bolinha vermelha no radar, às vezes as missões não serão no mesmo lugar da Cie’th Stone, então veja qual saída marca a bolinha vermelha e siga até chegar no local; e por último, a missão 55, que dá um item que dobra CP por batalha e a última missão, a 64, que dá um item que aumenta as chances de ganhar 5 estrelas por luta.

1. Pond Scum
Monstro/HP: Ectopudding / 133200
Localização da Cie’th Stone: Archylte Steppe – Central Expanse
Local da missão: Archylte Steppe – Central Expanse
Recompensa: Energy Sash
Não há mistério para passar essa missão, Ectopudding é imune a ataques físicos, então use Ravagers (Tri-Disaster pode ser aproveitado). Caso tenha um Commando que não tenha RAV ou que seja fraco nessa role, use Ruin com ele.

2. Goodwill Hunting
Monstro/HP: Uridimmu / 45900
Localização da Cie’th Stone: Archylte Steppe – Central Expanse
Local da missão: Archylte Steppe – Central Expanse
Recompensa: Cobaltite
Oponente fácil também, só que está acompanhado de amigos. A luta é fácil, só que ele pode buffar seus status, podendo se tornar um perigo caso você não esteja forte ainda, mas caso contrário isso não afetará em nada.

3. Massif Contamination
Monstro/HP: Ugallu / 282960
Localização da Cie’th Stone: Archylte Steppe – Central Expanse
Local da missão: Yaschas Massif – Tsubaddran Highlands
Recompensa: Platinum Bangle
Ugallu é parecido com Uridimmu, porém maior, apenas de tamanho só. Sua stagger gauge é baixa, então dá para encher rapidamente! Suas fraquezas são gelo e vento, aproveite esses 2 elementos e depois jogue COM nele.

4. A Hero’s Charge
Monstro/HP: Adroa / 21600
Localização da Cie’th Stone: Yaschas Massif – Tsubaddran Highlands (teleport point)
Local da missão: Yaschas Massif – The Ascendant Scarp
Recompensa: Pearl Necklace
Adroa (4 deles nessa luta) estará acompanhado de 2 Verdelets, que são ainda mais fortes que eles (38880 HP) pois os Adroas são resistentes às magias, mas os Verdelets são imunes as magias. Para essa luta, o Blitz do Sazh pode ser bem útil, já que acerta vários monstros ao mesmo tempo e é ataque físico. Nem convoque RAVs na luta, é perca de tempo. Fang é uma boa opção por ter um ataque bastante forte.

5. Joyless Reunion
Monstro/HP: Edimmu / 116640
Localização da Cie’th Stone: Yaschas Massif – The Ascendant Scarp
Local da missão: Yaschas Massif – Tsumitran Basin
Recompensa: Sorcerer’s Mask
Ele reduz pela metade os danos elementais, mas Imperil resolve esse problema. SAB se faz útil nessa batalha.

6. No Place Like Home
Monstro/HP: Munchkin Maestro / 90720
Localização da Cie’th Stone: Yaschas Massif – Paddraean Archaeopolis (teleport point)
Local da missão: Yaschas Massif – The Pass of Paddra
Recompensa: Fulmen Rng
Esses bichos são fáceis, são fracos contra magia e alguns contra físico, então tenha ambos no time. Nessa luta terá 4 outros adversários com 25720HP cada. Se tiver Blizzaga ou Firaga, a luta pode acabar mais cedo ainda (lembrando que o principal é imune a gelo, Blizzaga para os 4 Goblins normais).

7. Bituitus, the Pillager
Monstro/HP: Bituitus / 224000
Localização da Cie’th Stone: Yaschas Massif – Paddraean Archaeopolis
Local da missão: Yaschas Massif – Paddraean Archaeopolis
Recompensa: R&D Repot (acesso à loja) – loja importante para aperfeiçoar equips
Bastante vulnerável contra danos não-elementais, e resistente contra os outros elementos. COMs nessa batalha para usar Ruin pode ser uma boa. MED e/ou SYN também para tirar os debuffs que esse monstro pode infligir em sua equipe.

8. The Eleventh Hour
Monstro/HP: Rakshasa / 162000
Localização da Cie’th Stone: Vallis Media – Base Camp (teleport point)
Local da missão: Vallis Media – Atzilut's Tears
Recompensa: Collector’s Catalog
O único problema dessa luta será os debuffs desse cara. Tenha um SYN ou MED que não será problema, e sua chain gauge é baixa, para entrar em stagger mode é fácil, ainda mais com raio, que é sua fraqueza.

9. Heave-ho
Monstro/HP: Kaiser Behemoth / 196560
Localização da Cie’th Stone: Archylte Steppe – Central Expanse (teleport point)
Local da missão: Archylte Steppe – Central Expanse
Recompensa: Rhodochrosite
Como todos os Behemoths nesse jogo, ele pode mudar de forma. Você pode tentar matá-lo logo na primeira forma com um preemptive strike para matar em Stagger Mode, ou se preparar contra ataques de elemento terra.

10. Hollow Hope
Monstro/HP: Ambling Belows / 270000
Localização da Cie’th Stone: Archylte Steppe – Central Expanse
Local da missão: Archylte Steppe – Northern Highplain
Recompensa: Super Conductor (x4)
Resistente contra ataques físicos, mas fraco contra raio, água e terra, os RAVs devem dar conta do recado contra esse monstro.
Ir para o topo Ir para baixo
Vitinho
Vitinho
ModeradorModerador


Mensagens : 570
Pontos de Respeito : 936
Data de inscrição : 09/09/2010
Idade : 30

 Final Fantasy XIII (Detonado)  Vide
MensagemAssunto: Re: Final Fantasy XIII (Detonado)  Final Fantasy XIII (Detonado)  Icon_minitimeDom 26 Dez 2010, 9:17 pm

11. Pride Before a Fall
Monstro/HP: Adroa / 21600
Localização da Cie’th Stone: Archylte Steppe – Northern Highplain
Local da missão: Archylte Steppe – Central Expanse
Recompensa: Frost Ring (x2)
Você já lutou contra esse carinha anteriormente, ele não é difícil de se matar.

12. Geiseric, the Profane
Monstro/HP: Geiseric / 7020000
Localização da Cie’th Stone: Archylte Steppe – Arid Strath
Local da missão: Archylte Steppe – Western Benchland
Recompensa: Royal Armlet
Essa Cie’th Stone é vermelha, e fica perto de uma barreira que também é vermelha. Passando essa missão, essa barreira desaparece, para que você possa passar para o outro lado. Ataques físicos são praticamente nulos contra esse cara, porém as magias causam bastante dano. É possível aplicar Slow nele, caso tenha problemas em matá-lo.

13. Eternity Unpromised
Monstro/HP: Goblin Chieftain / 216000
Localização da Cie’th Stone: Archylte Steppe – Central Expanse
Local da missão: Archylte Steppe – Northern Highplain
Recompensa: Cobaltite
Eles são parecidos com os goblins normais, só que podem se fortalecer, mas continuam fracos. Ele estará acompanhado de 3 goblins normais (86400 HP), talvez um SAB seja útil para enfraquecê-los a fim de reduzir o tempo de batalha.

14. Defender of the Flock
Monstro/HP: Sahagin / 64800
Localização da Cie’th Stone: Archylte Steppe – Western Benchland
Local da missão: Archylte Steppe – Font of Namva
Recompensa: Gysahl Reins – com isso você poderá andar com chocobos, facilitando a movimentação em Gran Pulse e acesso a lugares restritos acessíveis apenas com chocobos.
Será 2 Sahagins, cada um com fraquezas contra fogo e raio. A luta é fácil, mas se preferir ter um SYN para fortalecer a equipe, pode ajudar.

15. Tribal Warfare
Monstro/HP: Goblin Chieftain / 21600
Localização da Cie’th Stone: Archylte Steppe – Central Expanse
Local da missão: Archylte Steppe – Northern Highplain
Recompensa: Survivalist's Catalog
Você já esteve em uma luta parecida anteriormente, só que agora com mais adversários. Preemptive Strike seria uma boa alternativa para acabar rapidamente com a luta (apele para Deceptisol, caso queira).

16. Surrogate Slayer
Monstro/HP: Sahagin / 64800
Localização da Cie’th Stone: Archylte Steppe – Eastern Tors
Local da missão: Archylte Steppe – Font of Namva
Recompensa: Rhodochrosite
Acompanhado de 4 Ceratoraptors (70200 HP), que chamam aliados durante a batalha, é preferível você matá-los primeiro, depois os Ceratosaurs que ele invocar e deixar os Sahagins por último.

17. A Widow’s Wrath
Monstro/HP: Pulsework Champion / 187600
Localização da Cie’th Stone: Archylte Steppe – Northern Highplain (teleport point)
Local da missão: Archylte Steppe – Northern Highplain
Recompensa: Perfect Condutor (x3)
A melhor maneira de acabar com essa luta, é com um preemptive strike, porque ele é imune a praticamente todos os tipos de golpes possíveis. Em stagger mode ele fica vulnerável a ataques físicos.

18. Name: So Close, Yet So Far
Monstro/HP: Ambling Bellows / 270000
Localização da Cie’th Stone: Mah'habara – Twilit Cavern (teleport point)
Local da missão: Mah'habara – Twilit Cavern
Recompensa: Sorcerer’s Mark
Você já lutou com ele antes, resistente contra ataques físicos, mas fraco contra raio, água e terra, os RAVs devem dar conta do recado contra esse monstro.

19. Triangle of Tragedy
Monstro/HP: Uridimmu / 45900
Localização da Cie’th Stone: Sulyya Springs – Ceiling of Sky (teleport point)
Local da missão: Sulyya Springs – Subterranean Lake
Recompensa: Cobaltite
Novamente ele...Continua fraco que nem antes, então é só acabar rapidamente com ele.

20. Words Unspoken
Monstro/HP: Goblin Chieftain / 21600
Localização da Cie’th Stone: Taejin's Tower – The Palisades (teleport point)
Local da missão: Taejin's Tower – The Palisades
Recompensa: Rhodochrosite
Junto ao Mucnhkin Maestro, novamente você lutará contra esses caras. São fracos contra magia, então aproveite e em stagger coloque os COMs para lutar.

As missões 21-26 são obrigatórias durante a história
21. A Tremulous Terror
Monstro/HP: Gelatitan / 679140
Localização da Cie’th Stone: Taejin's Tower – Second Tier
Local da missão: Taejin's Tower – Second Tier
Recompensa: Speed Sash
Essa flan é fraca contra raio e é possível infligir Deprotect nela para que consiga danos com seus COM, caso os esteja utilizando agora.

22. Infernal Machine
Monstro/HP: Ambling Bellows / 270000
Localização da Cie’th Stone: Taejin's Tower – Second Tier
Local da missão: Taejin's Tower – Second Tier
Recompensa: Particle Accelerator (x3)
Você já lutou com ele anteriormente em Gran Pulse, o segredo é raio, água e terra contra ele.

23. Natural Defenses
Monstro/HP: Gurangatch / 242550
Localização da Cie’th Stone: Taejin's Tower – Second Tier
Local da missão: Taejin's Tower – Second Tier
Recompensa: Warrior's Wristband
A melhor maneira de evitar uma longa batalha e tirar 5 estrelas nessa luta é com um preemptive strike. Você já deve saber como lidar com esse tipo de monstro agora.

24. A Potent Sting
Monstro/HP: Mushussu / 121275
Localização da Cie’th Stone: Taejin's Tower – Fifth Tier
Local da missão: Taejin's Tower – Fifth Tier
Recompensa: Moonblossom Seed (x6)
Ele é imune ou resistente a todos os ataques elementares, então COMs são úteis nessa batalha. Mate os outros adversários primeiro pois eles que podem enfraquecer sua equipe.

25. Spectral Haunt
Monstro/HP: Vetala / 480249
Localização da Cie’th Stone: Taejin's Tower – Sixth Tier
Local da missão: Taejin's Tower – Fifth Tier
Recompensa: Cobaltite
Esse é um tipo de monstro complicado de se matar. Ele começa com uma barreira que anula ataques físicos e qualquer status, e reduz danos mágicos também. A jogada é você deixá-lo em stagger mode, usar Deprotect, e começar a bater nele. Apesar de ser imune aos ataques físicos com a barreira, ele recebe mais dano de ataques físicos quando está em stagger, ainda mais se estiver com Deprotect.

26. So Shrill, the Cry
Monstro/HP: Pennangalan / 252252
Localização da Cie’th Stone: Taejin's Tower – Fifth Tier
Local da missão: Taejin's Tower – Sixth Tier
Recompensa: Diamond Bangle
Apesar de estarem em grande quantidade, são fracos. COMs são ótimos pois possuem Ruin e/ou Ruinga, que é o mais eficaz contra esses carinhas.

27. Mithridates, the Lone
Monstro/HP: Mithridates / 1587600
Localização da Cie’th Stone: Taejin's Tower – The Cloven Spire (topo)
Local da missão: Taejin's Tower – Ground Tier
Recompensa: Blaze Ring
É necessário que o elevador central possa alcançar todos os andares, então você deverá descer do topo até o térreo, e começará a luta. Ele é imune a raio e terra, e pode infligir status múltiplos em sua equipe, então MEDs e SYNs são obrigatórios. Não deixe seu HP muito baixo pois ele pode surpreender e matar com um só golpe.

28. Faded Glory
Monstro/HP: Ceratosaur / 35100
Localização da Cie’th Stone: Oerba – Village Proper (teleport point)
Local da missão: Oerba – Village Proper
Recompensa: Giant’s Glove
Eles estarão em 10, e são fracos, mas por atacarem rapidamente, pode se tornar um problema. Thundaga e outros golpes que atingem uma grande área são aconselháveis.

29. Faltering Faith
Monstro/HP: Juggernaut / 1584000
Localização da Cie’th Stone: Mah'habara – Maw of the Abyss
Local da missão: Taejin's Tower – The Palisades
Recompensa: Uraninite
Você já terá lutado contra esse carinha, pois ele estava “guardando” a Cie’th Stone anteriormente. Ele é vulnerável a vários status, dentre eles Deprotect, Deshell e Imperil, importantes para essa luta. Seus danos de fogo são altos, então um SYN pode ser útil para aumentar sua defesa.

30. Syphax, the Insidious
Monstro/HP: Syphax / 2024000
Localização da Cie’th Stone: Archylte Steppe – The Haerii Oldroad (acesso com chocobo)
Local da missão: Mah'habara – Abandoned Dig
Recompensa: Uraninite
A luta contra Syphax em si não é difícil, mas o fato de ter vários outros parceiros, cerca de 30 “morcegos”, pode fazer com que a luta seja longa e que seu HP diminua subitamente. A fraqueza desse monstro é o elemento ar, então tenha RAVs na sua equipe.

31. Newfound Purpose
Monstro/HP: Pulsework Champion / 187600
Localização da Cie’th Stone: Archylte Steppe – Haerii Archaeopolis (teleport point)
Local da missão: Archylte Steppe – Haerii Archaeopolis
Recompensa: Perfect Conductor (x3)
A melhor maneira de acabar com essa luta, é com um preemptive strike, porque ele é imune a praticamente todos os tipos de golpes possíveis. Em stagger mode ele fica vulnerável a ataques físicos.

32. And Then There Was One
Monstro/HP: Amam / 446250
Localização da Cie’th Stone: Vallis Media – Earthen Bosom
Local da missão: Archylte Steppe – Western Benchland
Recompensa: Glass Buckle
Você já enfrentou feras parecidas com essa, ele só tem mais HP agora. Seus “breath attacks” podem causar status em sua equipe, então um SYN pode ser uma boa. Gelo e terra são elementos úteis nessa batalha.

33. A Parent’s Pledge
Monstro/HP: Adamanchelid / 956250
Localização da Cie’th Stone: Archylte Steppe – Central Expanse
Local da missão: Archylte Steppe – Eastern Tors
Recompensa: White Cape
Esse monstro aparentemente não é dificil, mas buffs de defesa e debuffs são necessários para facilitar a batalha. Comece com um MED/SYN/SEN ou SAB para que você vá se buffando e curando dos ataques dele (geralmente ele ataca quando você o ataca ou tenta debuffar, então é melhor você não atacá-lo enquanto se fortalece).

34. Zenobia, the Butcher
Monstro/HP: Tonberry / 742500
Localização da Cie’th Stone: Archylte Steppe – Way of the Ancients
Local da missão: Archylte Steppe – Haerii Archaeopolis
Recompensa: Hermes Sandals
A luta contra Zenobia foi interditada por causa do Tonberry. Não se intimide pelo tamanho desse carinha, ele é chato demais para se matar. Cada ataque dele tira 1 ou 2 status de buff seu, uma quantia considerável de HP e conforme vai passando o tempo, ele vai se enfurecendo, até dar um golpe que pode matar com alguém da sua party, restaurar por completo sua vida, resetar a chain gauge e ainda possui golpes mais fortes que antes! O esquema é você ter RAVs e um COM, além de MEDs quando for necessário, mas evite. SAB poderá infligir Slow depois de muitas tentativa, não é vantajoso.

A partir de agora começa uma série de missões do Titan Quest
35. The Road Less Traveled (A-1)
Monstro/HP: Gurangatch / 242550
Localização da Cie’th Stone: Faultwarrens – Truthseeker's Rise
Local da missão: Faultwarrens – Primeval Crossroads
Recompensa: Witch’s Bracelet
Você já deve estar familiarizado com esse oponente, o único debuff possível no começo é Imperil, então faça proveito para ajudar os RAVs encherem a chain gauge e matá-lo rapidamente.

36. Dark Deliverance (B-1)
Monstro/HP: Amam / 446250
Localização da Cie’th Stone: Faultwarrens – Primeval Crossroads
Local da missão: Faultwarrens – A Dance of Shadow
Recompensa: Uranite
Eles podem dar um pouco de trabalho, mas são fáceis de matar. Um buff contra raio, e elemento gelo pode ser útil. Talvez seja necessário também um MED em casos extremos.

37. Dying of The Light (B-2)

Monstro/HP: Rafflesia / 127500
Localização da Cie’th Stone: Faultwarrens – Primeval Crossroads
Local da missão: Faultwarrens – A Dance of Light
Recompensa: Star Pendant
Embora na descrição diga que eles são fracos contra o elemento fogo, eles são imunes a todos os golpes mágicos, então prepare o paradigma Cerberus (3 COMs) que a luta acaba rapidamente.

38. Moonlit Madness (C-1)
Monstro/HP: Verdelet / 38880
Localização da Cie’th Stone: Faultwarrens – A Dance of Shadow
Local da missão: Faultwarrens – Via Lunae
Recompensa: Diamond Bangle
Eles são parecidos com os Adroas, até no aspecto de defesa (são resistentes à magia). Só que estes podem invocar monstros gigantes no meio da luta para ajudá-los, então o melhor jeito é uma equipe Cerberus (3 COMs) para acabar rapidamente com a luta.

39. Seeing Stars (C-2)
Monstro/HP: Ochu / 892500
Localização da Cie’th Stone: Faultwarrens – A Dance of Shadow/A Dance of Light
Local da missão: Faultwarrens – Via Stellarum
Recompensa: Siltstone Ring
Esse monstro é bastante resistente, apesar de ter a fraqueza contra fogo. Sua chain gauge é muito alta, então você terá de matá-lo na raça. Mate Ochu primeiro, os pequenos ressuscitam se Ochu estiver vivo. Único debuff que tem efeito no Ochu é Imperil, faça uso dele. Um MED/RAV/COM pode ser bom para garantir o seu HP e matar o monstro ao mesmo tempo.

40. Solar Power (C-3)
Monstro/HP: Verdelet / 38880
Localização da Cie’th Stone: Faultwarrens – A Dance of Light
Local da missão: Faultwarrens – Via Solis
Recompensa: Zealot's Amulet
Parecidos com os Adroas, eles podem invocar monstros para auxiliá-los na batalha. Um equipe de COMs acaba com a batalha rapidamente.

41. Gaian Grudge (D-1)
Monstro/HP: Tonberry / 742500
Localização da Cie’th Stone: Faultwarrens – Via Lunae
Local da missão: Faultwarrens – Gaian Path
Recompensa: Doctor’s Code
Você já enfrentou esse carinha anteriormente, deve ter notado que é difícil. Agora são 3, recomendo fortemente que você use Aegisol e Fortisol para não ter que começar buffando perdendo tempo, e Deceptisol para causar um Preemptive Strike e pelo menos matar um ou dois com muita sorte de uma vez só. Comece com Tri-Disaster (3 RAVs) ou Relentless Assault (COM e 2 RAVs), dependendo de quem você tiver na equipe. Você pode tentar usar Quake para deixar todos em stagger mode e ainda invocar um Eldolon para se aproveitar da situação.

42. Antihero (D-2)
Monstro/HP: Borgbear Hero / 792000
Localização da Cie’th Stone: Faultwarrens – Via Lunae/Via Stellarum
Local da missão: Faultwarrens – Salamandrine Path
Recompensa: Witch’s Bracelet
A barrinha de chain gauge a ser preenchida é curta, então 3 golpes podem ser suficientes para deixá-los em stagger mode e matá-los. Apesar do HP ser alto, eles são fracos.

43. The Hero Never Dies (D-3)
Monstro/HP: Borgbear Hero / 792000
Localização da Cie’th Stone: Faultwarrens – Via Stellarum/Via Solis
Local da missão: Faultwarrens – Sylphid Path
Recompensa: Speed Sash
Semelhante à missão 42, só que com adversários um pouco diferentes e numerosos, mas o esquema é o mesmo, eles continuam fracos.

44. The Old Ones Go to Rust (D-4)
Monstro/HP: Corrosive Custard / 269250
Localização da Cie’th Stone: Faultwarrens – Via Solis
Local da missão: Faultwarrens – Nereid Path
Recompensa: General’s Belt
O inimigo principal é fraco contra raios, o Hybrid Flora (216000HP) contra fogo e o Monstrous Flan (247500) também, todos juntos podem dar um trabalho, então se você conseguir um Preemptive Strike pra agilizar as coisas, ajudaria bastante. Os golpes deles são fracos.
Ir para o topo Ir para baixo
Vitinho
Vitinho
ModeradorModerador


Mensagens : 570
Pontos de Respeito : 936
Data de inscrição : 09/09/2010
Idade : 30

 Final Fantasy XIII (Detonado)  Vide
MensagemAssunto: Re: Final Fantasy XIII (Detonado)  Final Fantasy XIII (Detonado)  Icon_minitimeDom 26 Dez 2010, 9:19 pm

45.Emergent Evolution (E-1)
Monstro/HP: Neochu / 2625000
Localização da Cie’th Stone: Faultwarrens – Gaian Path
Local da missão: Faultwarrens – Titan's Thone
Recompensa: Hunter’s Friend
Lembra-se do Ochu? Pois é, agora você enfrentará uma versão mais complexa do que a anterior. Não pense que está perto de ser do mesmo nível do Ochu, é muito mais superior, só que existe um método que de longe é o mais fácil: Death. Neochu tem fraqueza contra Death, o que não quer dizer que seja fácil matá-lo com a magia, apenas possível. É o jeito mais fácil, mas que requer uma paciência tremenda. Vanille terá de ser líder caso faça isso. Se for tentar matar na raça, prepare MEDs, SYNs e RAVs, porque terá de matá-lo em Stagger Mode.

46. On Silent Wings (E-2)
Monstro/HP: Zirnitra / 2475000
Localização da Cie’th Stone: Faultwarrens – Salamandrine Path
Local da missão: Faultwarrens – Titan's Thone
Recompensa: Gilgamesh Inc. (acesso à uma loja de armas)
É altamente recomendado que você entre com todos os buffs antes de começar a luta (Aegisol e Fortisol). A cada “gosma” que ele acertar no seu personagem, tira 2 buffs e ainda inflige 1 debuff. Para combater isso, aconselho entrar com paradigma inicial SYN/MED/SAB, SYN pra restaurar o dano, MED pra curar e tirar o Debuff, e o SAB para ir debuffando o adversário e encher a barrinha de chain gauge. Em stagger mode, o monstro é mais vulnerável, então aproveite a chance quando conseguir. Ele é fraco contra fogo e vento.

47. Unfocused Rage (E-3)
Monstro/HP: Raktavija / 2062500
Localização da Cie’th Stone: Faultwarrens – Salamandrine Path
Local da missão: Faultwarrens – Titan's Throne
Recompensa: Minar Stone
Para lutar contra esse monstro sugiro que esteja muito bem upado, caso contrário nem tente lutar contra ele. Você já lutou com monstros parecidos, mas não com um nível de força tão alto como esse, então Aegisol e Fortisol são obrigatórios. Ele começará usando a barreira imortal, imune a ataque físico (Ruin pode funcionar como um ataque físico para manter a chain gauge equilibrada), o jogo é você destrui-la, deixando-o em stagger mode, debuffar deprotect, colocar Relentless Assault e matar logo, se deixá-lo invocar a parede de novo pode ser o fim. Os golpes dele são todos poderosos, então talvez um MED não dê conta do recado, 2 solucionam o problema.

48. The Abyss Stares Back (E-4)
Monstro/HP: Verdelet / 38880
Localização da Cie’th Stone: Faultwarrens – Sylphid Path
Local da missão: Faultwarrens – Titan's Throne
Recompensa: Twenty-Sided Die
4 desses carinhas, que são fáceis! 3 COMs acabam com a luta rapidamente.

49. Tyrannicide (E-5)
Monstro/HP: Tyrant / 792000
Localização da Cie’th Stone: Faultwarrens – Sylphid Path
Local da missão: Faultwarrens – Titan's Throne
Recompensa: Particle Accelerator (x7)
Você já lutou com esse monstro anteriormente algumas vezes, não será problema agora. Suas fraquezas são água e raio.

50. Road to Predation (E-6)
Monstro/HP: Humbaba / 1920000
Localização da Cie’th Stone: Faultwarrens – Nereid Path
Local da missão: Faultwarrens – Titan's Throne
Recompensa: Scarletite
Um Behemoth com bastante vida, e que em sua segunda forma tem ataques avassaladores. Sua fraqueza é o fogo. Buffe o máximo possível para tentar exterminá-lo na sua primeira forma, e debuffando também para facilitar a batalha.

51. Attacus, the Soulless (última missão do Titan Quest)
Monstro/HP: Attacus / 9135000
Localização da Cie’th Stone: Faultwarrens – Sylphid Path/Gaian Path/Salamandrine Path/Nereid Path
Local da missão: Faultwarrens – Titan's Throne
Recompensa: Genji Glove
Talvez a partida mais difícil do jogo, pois o inimigo entra em stagger mode aos 999%, tem um HP absrudamente grande, uma defesa altíssima e ataques avassaladores. É obrigatório entrar com SABs, RAVs, SENs (se puder), MEDs e SYNs. Logo, é preferível que seus personagens tenham adquirido novas roles e no nível máximo. Os SABs devem debuffar o adversário, pra só depois começar a atacar. COMs não são muito bons nessa luta, exceto que você consiga deixá-lo em Stagger Mode, o que é quase impossível. Não deixe o líder da equipe com life inferior a 25% do HP, pois Attacus pode usar Doom, e acabar com seu jogo. Seus buffs vão esgotar diversas vezes, imediatamente coloque o SEN para chamar os golpes e SYNs para rebuffar. Partida muito longa, então tenha bastante paciência.

52. Head in The Clouds
Monstro/HP: Zirnitra / 2475000
Localização da Cie’th Stone: Archylte Steppe – Western Benchland
Local da missão: Archylte Steppe – Eastern Tors
Recompensa: Gale Ring
É altamente recomendado que você entre com todos os buffs antes de começar a luta (Aegisol e Fortisol). A cada “gosma” que ele acertar no seu personagem, tira 2 buffs e ainda inflige 1 debuff. Para combater isso, aconselho entrar com paradigma inicial SYN/MED/SAB, SYN pra restaurar o dano, MED pra curar e tirar o Debuff, e o SAB para ir debuffando o adversário e encher a barrinha de chain gauge. Em stagger mode, o monstro é mais vulnerável, então aproveite a chance quando conseguir. Ele é fraco contra fogo e vento.

53. Freedom From Fear
Monstro/HP: Zirnitra / 2475000
Localização da Cie’th Stone: Mah'habara – An Asylum from Light
Local da missão: Yaschas Massif – The Pass of Paddra
Recompensa: Blaze Ring
É altamente recomendado que você entre com todos os buffs antes de começar a luta (Aegisol e Fortisol). A cada “gosma” que ele acertar no seu personagem, tira 2 buffs e ainda inflige 1 debuff. Para combater isso, aconselho entrar com paradigma inicial SYN/MED/SAB, SYN pra restaurar o dano, MED pra curar e tirar o Debuff, e o SAB para ir debuffando o adversário e encher a barrinha de chain gauge. Em stagger mode, o monstro é mais vulnerável, então aproveite a chance quando conseguir. Ele é fraco contra fogo e vento.

54. The Bigger They Are…
Monstro/HP: Gigantuar / 1111111
Localização da Cie’th Stone: Archylte Steppe – Northern Highplain
Local da missão: Archylte Steppe – Eastern Tors
Recompensa: Cactuar Doll
Apesar de parecer inofensivo, este carinha é um dos mais complicados do game. É preferível que você já entre com Shrouds na batalha, um SYN que dê um buff de “Enfire” nos COMs, um SAB que tenha Daze para atordoar o inimigo (que por sinal, é sua única fraqueza) e se possível, equipar os personagens com armas que possam deixar o adversário em Stagger Mode instantaneamente, evitando que ele te mate com as 10000 Needles. Além desse golpe ser poderoso, ele pode infligir Pain e Fog, que pode acabar com sua estratégia, logo tenha MEDs e itens que removam esses status.

55. Can’t We Just Walk Along?
Monstro/HP: Neochu / 2625000
Localização da Cie’th Stone: Oerba – Deserted Schoolhouse
Local da missão: Archylte Steppe – Aggra's Pasture
Recompensa: Growth Egg (dobra os CP obtidos de cada batalha)
O mesmo da missão 45, só que agora acompanhado de suas “crias”. Você pode tentar o mesmo esquema da outra missão, mas é quase uma obrigação ter um SEN nessa partida para receber os danos dos pequeninos, um MED para curá-lo em situação crítica, e Vanille usando Death ou um COM/RAV tentando matar o Neochu primeiro.

56. Name: A Tooht Grin
Monstro/HP: Ugallu / 282960
Localização da Cie’th Stone: Archylte Steppe – Eastern Tors
Local da missão: Yaschas Massif – The Ascendant Scarp
Recompensa: Rhodochrosite
Uma missão para bem fácil, Ugallu é fraco contra vento e gelo.

57. Name: What’s Yours is Brine
Monstro/HP: Sahagin / 64800
Localização da Cie’th Stone: Archylte Steppe – Eastern Tors
Local da missão: Vallis Media – Atzilut's Tears
Recompensa: Uraninite
Novamente esses carinhas. A essa altura eles não são problemas, use fogo e raio para matá-los.

58. The Culler of Many
Monstro/HP: Humbaba / 1920000
Localização da Cie’th Stone: Archylte Steppe – Eastern Tors
Local da missão: Mah'habara – The Earthworks
Recompensa: Speed Sash
Um Behemoth com bastante vida, e que em sua segunda forma tem ataques avassaladores. Sua fraqueza é o fogo. Buffe o máximo possível para tentar exterminá-lo na sua primeira forma, e debuffando também para facilitar a batalha.

59. Two-Faced Fiend
Monstro/HP: Zirnitra / 2475000
Localização da Cie’th Stone: Archylte Steppe – Eastern Tors
Local da missão: Sulyya Springs – Subterranean Lake
Recompensa: Energy Sash
É altamente recomendado que você entre com todos os buffs antes de começar a luta (Aegisol e Fortisol). A cada “gosma” que ele acertar no seu personagem, tira 2 buffs e ainda inflige 1 debuff. Para combater isso, aconselho entrar com paradigma inicial SYN/MED/SAB, SYN pra restaurar o dano, MED pra curar e tirar o Debuff, e o SAB para ir debuffando o adversário e encher a barrinha de chain gauge. Em stagger mode, o monstro é mais vulnerável, então aproveite a chance quando conseguir. Ele é fraco contra fogo e vento.

60. Degela Vu
Monstro/HP: Gelatitan / 679140
Localização da Cie’th Stone: Archylte Steppe – Eastern Tors
Local da missão: Taejin's Tower – The Cloven Spire
Recompensa: Minar Stone
São 3 desses carinhas, que são fáceis de matar e se quiser, começar com um Preemptive Strike, para eliminar um deles. A fraqueza é contra raios.

61. I, Juggernaut
Monstro/HP: Juggernaut / 1584000
Localização da Cie’th Stone: Archylte Steppe – Eastern Tors
Local da missão: Oerba – Village Proper
Recompensa: Royal Armlet
Fácil de começar com Preemptive Strike, e não mudou nada desde as últimas lutas contra ele. Continue com as estratégias que usou até agora para matá-lo.

62. Indomitable Will
Monstro/HP: Raktavija / 2062500
Localização da Cie’th Stone: Archylte Steppe – Eastern Tors
Local da missão: Archylte Steppe – Central Expanse
Recompensa: Genji Glove
Assim como a missão 47, ele ainda continua difícil de se lutar, e agora são 2 ao mesmo tempo! Sugiro estar ainda mais forte do que antes, de preferência com tudo no máximo, e seguir a estratégia de antes. Detalhe: ele não é pego por Preemptive Strike.

63. Crushed By Doubt
Monstro/HP: Adamantortoise / 3699000
Localização da Cie’th Stone: Sulyya Springs – Subterranean Lake
Local da missão: Archylte Steppe – Eastern Tors
Recompensa: Genji Glove
Provavelmente você já tenha tentado lutar contra essas criaturas, e deve ter perdido feio. Essa “versão” de Adamantoise é mais fraca que as comuns, o HP é reduzido consideravelmente, tanto dele quanto de suas pernas (cada uma com 246600HP), mas ainda continua sendo barra pesada. Existem alguns modos de matá-lo, o melhor deles é você entrar com todos os Shrouds antes da luta, Fang de líder, invocar o Eldolon – assim o monstro cairá ao chão, ficando vulnerável. Nesse momento, utilize todos os debuffs possíveis: Deprotect, Deshell, Imperil, Slow, Curse e Daze. E lute com o Eldolon SEM entrar em Gestalt Mode, para você deixar o gigante em Stagger Mode, e tentar matá-lo quando sua equipe voltar para lutar. Você deverá tentar matá-lo enquanto está no chão, se ele se erguer, pode considerar Game Over, pois ele usará Quake e matar todos. Ele é vulnerável ao Death da Vanille também, mas pode custar várias tentativas, se estiver realmente com vontade de tentar por esse método.

64. The Doomherald
Monstro/HP: Vercigetorix / 15840000
Localização da Cie’th Stone: Oerba – Rust-eaten Bridge
Local da missão: Yaschas Massif – Paddraean Archaeopolis
Recompensa: Gold Watch (aumenta as chances de se tirar 5 estrelas nas batalhas)
Dois métodos para matar o último monstro das missões: SAB com Vanille ou Lightning e usar Poison, e esperar até que a criatura morra (demorará, mas é garantida a vitória); ou então lutando seriamente, precisará de Sentinelas, pois ele possui um golpe muito poderoso que pode zerar o HP dos personagens, resetar os buffs, e ainda infligir alguns status. Não é o mais difícil do jogo, mas é bastante perigoso.

Ir para o topo Ir para baixo
Vitinho
Vitinho
ModeradorModerador


Mensagens : 570
Pontos de Respeito : 936
Data de inscrição : 09/09/2010
Idade : 30

 Final Fantasy XIII (Detonado)  Vide
MensagemAssunto: Re: Final Fantasy XIII (Detonado)  Final Fantasy XIII (Detonado)  Icon_minitimeDom 26 Dez 2010, 9:23 pm

Habilidades

Commando


Attack: ataque físico contra um oponente
Blitz: ataque físico aos alvos próximos

Ruin: ataque mágico não-elementar contra um oponente
Ruinga: ataque mágico não-elementar contra oponentes ao redor

Highwind (apenas Fang): golpeia o chão com uma força enorme, esvaziando a chain gauge para causar danos aos adversários, utiliza todas as ATB.
Sovereign Fist (apenas Snow): dá um golpe poderoso, esvaziando a chain gauge para causar danos aos adversários, utiliza todas as ATB

Ravager

Aero: habilidade vento, que atordoa o adversário temporariamente
Aerora: habilidade vento, que lança os adversário ao redor para cima
Aeroga: habilidade vento, que afeta os inimigos lançando-os num enorme tornado

Aquastrike: ataque físico com efeito de água
Flamestrike: ataque físico com efeito de fogo
Froststrike: ataque físico com efeito de gelo
Sparkstrike: ataque físico com efeito de raio

Blizzard: ataque mágico com efeito de gelo contra um oponente
Blizzara: ataque mágico com efeito de gelo que atinge inimigos ao redor; mais efeito quando os inimigos estão em stagger mode
Blizzaga: ataque mágico com efeito de gelo que atinge inimigos com distância ainda maior

Fire: ataque mágico com efeito de fogo contra um oponente
Fira: ataque mágico com efeito de fogo que atinge inimigos ao redor; mais efeito quando os inimigos estão em stagger mode
Firaga: ataque mágico com efeito de fogo que atinge inimigos com distância ainda maior

Thunder: ataque mágico com efeito de raio contra um oponente
Thundara: ataque mágico com efeito de raio que atinge inimigos ao redor; mais efeito quando os inimigos estão em stagger mode
Thundaga: ataque mágico com efeito de raio que atinge inimigos com distância ainda maior

Water: ataque mágico com efeito de água contra um oponente
Watera: ataque mágico com efeito de água que atinge inimigos ao redor; mais efeito quando os inimigos estão em stagger mode
Waterga: ataque mágico com efeito de água que atinge inimigos com distância ainda maior

Army of One (apenas Lightning): uma rajada de golpes que utiliza todas as ATBs
Cold Blood (apenas Sazh): uma rajada de tiros contra o oponente que utiliza todas as ATBs
Last Resort (apenas Hope): um rajada de golpes que utiliza todas as ATBs com intuito de encher a chain gauge

Sentinel
Challenge: desafia um inimigo a atacar você
Provoke: provoca os adversários para atacarem você

Elude: defende com uma grande probabilidade de evadir dos ataques
Entrench: quanto mais tempo defender, mais dano causará no contra-ataque
Mediguard: aumenta o HP gradativamente enquanto defende
Steelguard: defende, aumentando muito a resistência física e mágica quando recebe os golpes
Vendetta: contra-ataca depois de receber danos; quanto mais danos, mais forte o contra-ataque

Synergist

Barfire: aumenta a resistência contra fogo
Barfrost: aumenta a resistência contra gelo
Barthunder: aumenta a resistência contra raio
Barwater: aumenta a resistência contra água

Enfire: adiciona o elemento fogo aos ataques dos COM, RAV, SEN e SAB
Enfrost: adiciona o elemento gelo aos ataques dos COM, RAV, SEN e SAB
Enthunder: adiciona o elemento raio aos ataques dos COM, RAV, SEN e SAB
Enwater: adiciona o elemento raio aos ataques dos COM, RAV, SEN e SAB

Bravery: aumenta a força física do personagem
Bravera: aumenta ainda mais a força física por menos tempo

Faith: aumenta a força mágica do personagem
Faithra: aumenta ainda mais a força mágica por menos tempo

Haste: acelera a recarga das ATB

Protect: aumenta a defesa física do personagem
Protectra: aumenta ainda mais a defesa física por menos tempo

Shell: aumenta a defesa mágica do personagem
Shellra: aumenta ainda mais a defesa mágica por menos tempo

Veil: aumenta a resistência contra status negativos do personagem

Vigilance: aumenta as chances de interromper as ações do adversário e evita interromper as próprias ações

Saboteur

Curse: diminui as chances de interromper as ações do adversário e as próprias ações
Cursega: diminui as chances de interromper as ações dos adversários ao redor e de suas próprias ações

Daze: atordoa o adversário deixando-o vulnerável, e causa dano mágico
Dazega: atordoa e causa dano mágico aos adversários próximos

Deprotect: reduz a resistência física do adversário
Deprotectga: reduz a resistência físicas dos adversários ao redor

Deshell: reduz a resistência mágica do adversário
Deshellga: redua a resistência mágica dos adversários ao redor

Imperil: reduz a resistência elementar do oponente
Imperilga: reduz as resistências elementares dos oponentes ao redor

Dispel: remove o último status do adversário que seja benéfico a ele

Fog: desabilita as habilidades mágicas do adversário
Fogga: desabilita as habilidades mágicas dos adversários ao redor

Pain: desabilita as habilidades físicas do adversário
Painga: desabilita as habilidades físicas dos adversários ao redor

Poison: envenena o adversário fazendo-o perder HP gradativamente
Poisonga: envenena os adversários fazendo-os perder HP gradativamente

Slow: diminui a velocidade de recarga de ATB do adversário
Slowga: diminui a velocidade de recarga de ATB dos adversários ao redor

Death (apenas Vanille): mata o adversário instantaneamente, caso não matar, causa dano mágico

Medic

Cure: aumenta o HP do personagem
Cura: aumenta o HP dos personagens

Curasa: aumenta o HP do personagem proporcionalmente à quantidade de dano que ele recebeu
Curaja: aumenta o HP dos personagens proporcionalmente às quantidades de danos que eles receberam

Raise: revive um aliado morto
Esuna: remove o último status do personagem que seja maléfico a ele

Técnicas

Dispelga: remove todos os status, benéficos e maléficos, da equipe e dos inimigos
Libra: revela parcialmente as informações do alvo
Quake: ataque com efeito de terra que atinge todos os adversários estendendo a chain gauge
Renew: revive todos os mortos e restaura todos os HPs
Summon: invoca um Eldolon
Stopga: reseta as ATBs do time e dos adversários, cancelando todas as ações

Tutorial – Equipment Upgrade

Bom, o sistema de atualização dos equipamentos pode parecer complexo, mas na verdade é simples, se você entendê-lo desta maneira: cada item tem seu nível, um número de ranks e uma taxa de experiência.
Por exemplo os acessórios Iron Bangle (o primeiro da classe desse tipo de acessório) e Silver Bangle (o segundo da mesma classe). Iron Bangle é o nível 1 da classe dos “Bangle”, e o Silver Bangle é o nível 2 dessa classe. Para subir de nível, no caso desses 2 acessórios, é necessário experiência. O Iron Bangle possui o limite de 6 ranks, cada um com um nível de experiência a ser alcançado, depois disso, o item não pode ser mais aperfeiçoado, requer uma transformação, que no caso seria para Silver Bangle.

Dependendo do item, o “limite” de rank pode ser baixo, médio, alto e extremamente alto. Itens de baixo rank, como os citados, possuem o limite baixo, ao redor de 200-600, mas existem outros com limite acima de 10000xp (no caso de armas de nível 2 por exemplo). Para aumentar a taxa de “experiência”, existem os bônus. Os bônus variam entre 1%, 1,25%, 1,50%, 1,75%, 2% e 3%. Por exemplo, o componente X dá 12 de experiência para a arma. No caso dela estar a 2%, ela daria 200% (o dobro), ou seja, 24 de experiência para a arma. Para obter esse bônus, o componente utilizado deve ser orgânico, geralmente são drops de monstros que não sejam mecanizados, ou comprados na loja Creature Comforts. A matemática do negócio é mais ou menos essa:

De 51 a 100 pontos de itens orgânicos, o bônus sobe para 1,25%
De 101 a 200 pontos de itens orgânicos, o bônus sobe para 1,50%
De 201 a 250 pontos de itens orgânicos, o bônus sobe para 1,75%
De 251 a 500 pontos de itens orgânicos, o bônus sobe para 2% (dobro de pontos)
De 500 pontos para cima de itens orgânicos, o bônus chega ao limite de 3% (triplo de pontos)

Se você classificar os componentes por categoria, os primeiros serão itens orgânicos, daí vem itens neutros, que geralmente são para vender, e por último os itens mecanizados, aqueles que aumentam muito a experiência de um determinado item. Enquanto os itens orgânicos aumentam o rank em pouca quantidade e acrescem bônus, os mecanizados aumentam o rank em grande escala, porém diminuem o bônus. O efeito é o mesmo de itens orgânicos, só que com uma conta um pouco diferente e no sentido oposto.

Bom, se você pretende alcançar o troféu mais difícil do jogo (Treasure Hunter), o jeito mais simples de se conseguir é o seguinte:

Melhor componente orgânico para se comprar, aumentar experiência, e ganhar bônus é o Otherworldly Bone, pois custa 150 Gil, 21 pontos de experiência (considere esse número para aquela numeração acima: 500 dividido por 21 dá aproximadamente 25 componentes desse para obter o bônus de 3%). Existem outros componentes orgânicos que dão mais pontos, mas esse é o mais barato e acessível para atualização de itens. Pode ser encontrado na loja Creature Comforts.

Os melhores componentes mecânicos para se comprar e aumentar experiência são:
Superconductor custando 840 Gil, 400 pontos de experiência (se tiver com bônus x3, ele dará 1200 pontos) e -59 pontos para reduzir a taxa de bônus (cada Superconductor diminuirá 59 pontos, ou seja, se utilizar 10 diminuirá 590 pontos, voltando ao bônus normal de 1%). Pode ser encontrado na loja Lenora’s Garage.
Perfect Conductor custando 1600 Gil, 751 pontos de experiência (se tiver com bônus x3, ele dará 1253 pontos) e – 83 pontos para reduzir a taxa de bônus. Pode ser encontrado na loja Lenora’s Garage.
Participle Accelerator custando 10000 Gil, 4800 pontos de experiência (se tiver bônus x3, ele dará 14400 pontos) e -87 pontos para reduzir a taxa de bônus. Pode ser encontrado na loja R&D Depot.
Ultracompact Reactor custando 50000 Gil, 40000 pontos de experiência (se tiver bônus x3, ele dará 120000 pontos) e -100 pontos para reduzir a taxa de bônus. Pode ser encontrado na loja R&D Depot.

Os itens mecanizados citados acima possuem grande pontuação, mas elas não são fixas – conforme um item for aumentando de rank, a taxa de pontos diminui, mas ainda seguem a mesma ordem de grandeza nos pontos (o Ultracompact Reactor dará mais ponto do que o Participle Accelerator, e assim por diante, quase na mesma escala do que a estabelecida).

Dessa maneira, as melhores ocasiões para usar os itens acima são:
Otherworldly Bone em todas elas, logo de início usar x25 desse componente para conseguir o bônus x3.
Depois disso, dependendo do acessório, você escolhe o componente mecanizado que melhor se encaixar no seu perfil, no caso de acessório, que os ranks são baixos, é preferível que você use o Superconductor ou Perfect Conductor, que são baratos, e não haverá desperdício de “experiência”. Para armas que já estejam no nível 2, as melhores opções são o Participle Accelerator e o Ultracompact Reactor. Quando usar esses itens mecanizados e o bônus cair, volte a utilizar o Otherworldly Bone para manter sempre o x3.

Componentes que dão 1 de experiência são itens a serem vendidos a um preço alto, segue abaixo itens que você não deve desperdiçar atualizando itens, e sim vendê-los:

Credit Chip e Incentive Chip (500 e 2500 Gil respectivamente) – drops de inimigos Sanctum.
Cactuar Doll (12000 Gil) – drop do Cactuar.
Moogle Puppet (18000 Gil) – item que pode ser pego por Chocobo.
Tonberry Figurine (28500 Gil) – Missão 41.
Plusch Chocobo (35000 Gil) – item que pode ser pego por Chocobo.
Gold Dust (15000 Gil) – item que pode ser pego por Chocobo.
Gold Nugget (60000 Gil) – item que pode ser pego por Chocobo.
Platinum Ingot (150000 Gil) – drop do Adamantoise/Adamantortoise/Long Gui

Para finalizar o tutorial, existem os catalisadores, que permitem a “evolução” de determinado item para um nível superior. Segue abaixo os catalisadores, e onde consegui-los:
Millerite – 3000 Gil – The Motherlode
Rhodochrosite – 8000 Gil - The Motherlode
Cobaltite – 17000 Gil - The Motherlode
Perovskite – 30000 Gil - The Motherlode
Uraninite – 45000 Gil - The Motherlode
Minar Stone – 60000 Gil - The Motherlode
Scarletite – 100000 Gil - The Motherlode
Adamantite – 220000 Gil – R&D Depot
Dark Matter – 840000 Gil - R&D Depot
Trapezohedron – 2000000 Gil - R&D Depot

Alguns itens são extremamente caros, principalmente os 3 últimos. O Dark Matter é um drop raro dos Adamanchelids e o Trapezohedron é um drop raro dos Adamantoises, se você utilizar um Conoisseur Catalog, que aumenta as chances de drops raros, talvez você consiga esses itens com mais facilidade do que gastando essa enorme quantia de Gil. Outro jeito de se conseguir Trapezohedron mais “fácil” é você tendo um dele já, customizar a arma Belladonna Wand da Vanille até o limite (nível 100) ou Pandoran Spear da Fang até o limite (nível 100) e depois dar um desmantle, você conseguirá alguns itens, e 2 trapezohedrons. Gastará Gil customizando as armas de novo, mas não gasta tanto tempo lutando contra os Adamantoises rezando pra dropar tal item.

Como você pode ver, o sistema é confuso, mas se entender o esquema não terá problemas. E também, que Gil é algo necessário para aperfeiçoamento dos itens, então para ver métodos de como ganhar Gil “fácil”, veja abaixo o tutorial de Farm Gil.

Tutorial – Farming Gil

Uma coisa que ficou evidentemente complicada de se conseguir nesse jogo foi o tal do Gil. Basicamente existem 4 modos de se conseguir dinheiro, e nenhum deles agrada...

1°: quando você estiver em andamento no jogo, quando chegar na casa do Hope, fique lutando contra o exército , dando volta esperando eles voltarem, pois eles dropam Credit Chip e às vezes Incentive Chip, citados no tutorial anterior. Muito cansativo, e no começo, aparentemente inútil, até porque você gastaria com o que? Customização de acessórios ainda não vale a pena, de arma ainda fica inviável. No máximo para comprar Shrouds e Phoenix Down.

2°: Cie’th Mission 24: o item de recompensa dessa missão vale 6000 Gil se for vendido. A localização da missão e o monstro a se matar estão próximos, mas o dinheiro, dependendo do que pretende fazer, continua sendo inviável.

3°: Chocobos: quando estiver controlando um, você pode pegar alguns itens com ele, citados anteriormente, você pode reunir cerca de 128000 Gil em uma “caçada”. Não é certo que você vá pegar todos, são bem aleatórios, mas alguma quantia é possível de se arrancar. Parece interessante a quantidade de Gil, mas não dá para fazer isso direto, os itens só podem ser pegos novamente depois de 2 ou 3 horas de jogo. Mas ainda assim, enquanto estiver andando por Gran Pulse, faça isso pra reunir uma grana.

4°: Adamantoises: além dos Trapezohedrons (drop raro), os drops comuns dessas criaturas chatas de se matar é o tal Platinum Ingot, que dá 150000 Gil. Apesar de ser um drop comum, ainda assim é difícil de conseguir – não é sempre que você consegue matar esse monstro rapidamente, e mesmo matando ele pode não dropar nada. Mas é o método mais vantajoso, se você conseguir matá-lo. O lugar mais apropriado de se fazer isso é em Eden, onde tem uns guardas e um só Adamantoise – você passou por ele enquanto fazia a história do jogo – pois ela volta ao cenário facilmente (saindo e voltando ao cenário, que fica perto do lugar) e com os guardas, que enxer a TP rapidamente, para que você possa começar invocando um Eldolon, quebrando as pernas do Adamantoise.


FONTE
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




 Final Fantasy XIII (Detonado)  Vide
MensagemAssunto: Re: Final Fantasy XIII (Detonado)  Final Fantasy XIII (Detonado)  Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Final Fantasy XIII (Detonado)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Super Players :: PlayStation 3 :: Detonados-